As TVs 8K foram proibidas na Europa; saiba o motivo e como afeta o Brasil

3 min de leitura
Imagem de: As TVs 8K foram proibidas na Europa; saiba o motivo e como afeta o Brasil
Imagem: GettyImages

A televisão 8K foi uma descoberta e um avanço tecnológico incrível dos últimos anos. Ela promete uma qualidade de imagem impressionante e uma experiência visual imersiva. No entanto, algumas preocupações estão sendo levantadas sobre os televisores.

Em contrapartida, a União Europeia tem sido conhecida por suas regulamentações rigorosas em relação à segurança, proteção do consumidor e sustentabilidade. As preocupações em torno das televisões 8K são em relação aos efeitos da exposição prolongada à radiação eletromagnética de alta frequência, além do consumo exagerado e desnecessário de energia.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Considerando a parte sustentável, as televisões 8K agora foram proibidas em toda a União Europeia. Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura!

A TV 8K é uma tecnologia de ponta que oferece uma qualidade de imagem excepcional, com uma resolução quatro vezes maior do que as TVs 4K.A TV 8K é uma tecnologia de ponta que oferece uma qualidade de imagem excepcional, com uma resolução quatro vezes maior do que as TVs 4K.Fonte:  GettyImages 

Por que as TVs 8k foram proibidas na Europa?

Em 1 de março de 2023, a União Europeia implementou uma nova legislação visando reduzir o consumo de energia, incentivando os fabricantes a produzir TVs com maior eficiência energética e os consumidores a escolherem produtos ecologicamente corretos.

Como as novas regras da UE impactam a compra das TVs 8K

A regulamentação impacta na compra de TVs 8K na União Europeia porque o EEI atualizado define um limite superior para o consumo de energia com base no tamanho da tela e, qualquer dispositivo que exceda esse limite será banido do mercado europeu.

A 8K Association, uma organização sem fins lucrativos que representa empresas de eletrônicos, destaca que os legisladores da UE estabeleceram limites de consumo de energia para monitores 8K usando dados coletados de produtos lançados no mercado entre 2012 e 2017.

Agora, depois de cinco anos, é evidente que essas estimativas foram excessivamente otimistas sobre o ritmo do avanço tecnológico para tornar os displays de LED mais eficientes em termos de energia. Como resultado, todas as TVs 8K atualmente disponíveis, e mesmo aquelas esperadas no futuro previsível, ultrapassarão as barreiras, impedindo efetivamente os consumidores da UE de comprá-las.

O que é "Etiqueta Energética", que a UE leva em consideração?

Nova etiqueta de energia da União Europeia em cada TV incluirá um código QR que, quando digitalizado, direciona os consumidores para o banco de dados de etiquetas da Comissão Europeia.Nova etiqueta de energia da União Europeia em cada TV incluirá um código QR que, quando digitalizado, direciona os consumidores para o banco de dados de etiquetas da Comissão Europeia.Fonte:  GettyImages 

Tudo isso tem a ver com o Índice de Eficiência Energética (EEI), que emprega um sistema de classificação baseado em letras para classificar o consumo de energia dos dispositivos. O que é uma abordagem louvável, pois é mais intuitivo para os consumidores em comparação com as especificações técnicas.

O conceito é que os consumidores estarão mais inclinados a selecionar produtos eficientes para economizar energia e dinheiro. Por exemplo, a nova etiqueta energética da UE incluirá em cada TV um QR code que, quando digitalizado, direcionará os consumidores para o banco de dados de etiquetas da Comissão Europeia, fornecendo informações sobre a eficiência e consumo de energia da TV.

Como a proibição vai afetar o Brasil

A proibição apresenta diversos problemas. Não apenas limita as escolhas dos consumidores, mas também restringe outras entidades que fornecem serviços cruciais aos cidadãos da UE, como hospitais e instituições científicas, de acessar telas 8K – que podem aprimorar seu trabalho.

Além disso, a demanda global será reduzida ao eliminar o produto do mercado europeu, o que afeta diretamente solos nacionais. Afinal, com a Europa sendo um dos principais mercados consumidores e influenciadores de tendências, a restrição pode desencorajar os fabricantes de TVs a investirem em tecnologia 8K, deixando o Brasil de fora das descobertas tecnológicas que envolvem os novos televisores.

É hora de comprar uma TV 8K ou é melhor esperar?

A principal característica da TV 8K é a sua resolução de tela extremamente alta.A principal característica da TV 8K é a sua resolução de tela extremamente alta.Fonte:  GettyImages 

Embora a nova proibição das TVs 8K na União Europeia possa resultar em uma redução na disponibilidade desses aparelhos no mercado brasileiro, bem como em um possível aumento de preços devido à escassez, especialistas acreditam que este não é o momento de comprar uma TV 8K.

O ideal é esperar para que as fabricantes possam ter tempo de mudarem algo na resolução das televisões 8K para que se ajuste ao padrão permitido na UE e, consequentemente, trazerem para o Brasil.

Além disso, também pode ser prudente esperar o mercado 8K se popularizar mais no nosso país, visto que ele ainda não chegou totalmente por aqui.

E então, qual a sua opinião sobre a proibição das telonas 8k na União Europeia? Fique de olho em mais informações como essa aqui no TecMundo. Aproveite para compartilhar em suas redes!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.