Chefões da OpenAI querem órgão regulador internacional para IA

1 min de leitura
Imagem de: Chefões da OpenAI querem órgão regulador internacional para IA
Imagem: Justin Jay Wang/DALL·E/OpenAI

A OpenAI, criadora do ChatGPT, publicou em seu blog um artigo na segunda-feira (22), no qual seus principais dirigentes, o fundador Sam Altman, o presidente Greg Brockman e o cientista-chefe Ilya Sutskever, opinam que “agora é um bom momento para começar a pensar sobre a governança da superinteligência”, com foco em Inteligência Artificial (IA).

Com base no cenário atual, os executivos acreditam ser "concebível" que, na próxima década, os sistemas de IA tenham ultrapassado todos os níveis de habilidade especializada existentes, e estejam realizando, por si, o volume de atividade produzido por qualquer megacorporação atual.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Cientes do valor inestimável de seu ChatGPT, bem como das ameaças que a tecnologia representa no longo prazo, os comandantes da OpenAI reconhecem que a IA não pode se autogerenciar. Eles veem a necessidade de "algum grau de coordenação" para que o desenvolvimento da superinteligência ocorra de forma segura e integrada com a sociedade.

O que a OpenAI propõe para regular a superinteligência?

Os executivos da OpenAI propõem a criação de uma agência reguladora específica para superinteligência.Os executivos da OpenAI propõem a criação de uma agência reguladora específica para superinteligência.Fonte:  Getty Images/Reprodução 

Na postagem da OpenAI, Altman, Brockman e Sutskever sugerem uma agência reguladora para a superinteligência nos moldes da atual IAEA (Agência Internacional de Energia Atômica). O órgão atuaria a partir do atingimento de um determinado limite de capacidade, inspecionando sistemas, auditando e testando a conformidade com padrões de segurança.

Embora tenha optado, ao contrário do que seu nome sugere, pela lógica capitalista do lucro, a OpenAI pelo menos está usando sua posição de liderança no mercado para pedir ações reais do lado da governança, mesmo que apenas nos moldes “talvez devêssemos, tipo, fazer alguma coisa”.

Se, por um lado, os comandantes sugerem uma desaceleração, por outro afirmam que não é para o momento atual, mesmo porque não desejam abrir mão do que chamam de enorme potencial para "melhorar nossas sociedades". E, naturalmente, dos resultados financeiros da OpenAI Limited Partnership.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.