Brasil participará de teste para jornada de 4 dias de trabalho

2 min de leitura
Imagem de: Brasil participará de teste para jornada de 4 dias de trabalho
Imagem: Getty Images

Um experimento vai testar a nova jornada de trabalho de quatro dias no Brasil. A iniciativa é fruto da parceria entre a organização sem fins lucrativos 4 Day Week, que conduz testes sobre a carga horária reduzida ao redor do mundo, e a brasileira Reconnect Happiness at Work, especializada em felicidade no trabalho e liderança positiva.

O teste visa avaliar os impactos da redução da carga horária baseada na metodologia elaborada na universidade norte-americana de Boston. O modelo a ser implementado oferece 100% do salário, trabalhando 80% do tempo e mantendo 100% da produtividade. Alguns dos indicadores a serem avaliados são: estresse, equilíbrio entre vida pessoal e profissional, resultados financeiros e turnover (rotatividade).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Visando garantir a precisão dos dados, a instituição norte-americana fica responsável por cuidar da pesquisa antes do início do experimento, realizar análises após os três meses de implementação e ao fim do piloto. O objetivo é que, a partir dos dados apresentados, as empresas possam definir se seguirão com a semana de quatro dias ou não.

Estudos apontam que a redução da jornada de trabalho melhora a saúde mental dos colaboradores.Estudos apontam que a redução da jornada de trabalho melhora a saúde mental dos colaboradores.Fonte: Getty Images

Como participar?

O experimento acontecerá entre junho e dezembro de 2023. Qualquer empresa que demonstrar interesse em participar poderá receber as informações sobre o programa, basta responder o formulário disponível no site da 4 Day Week.

Não há pré-requisitos para a inscrição, como número mínimo de funcionários, porém, haverá um custo para participar do estudo — que ainda não foi divulgado. As companhias poderão se inscrever até o início de agosto e começam a ser preparadas para adotar o modelo em setembro.

Produtividade e saúde mental

Para o jornal O Globo, a diretora da Reconnect e especialista em Felicidade Corporativa, Renata Rivetti, explica que os desafios da saúde mental “estão custando muito para as organizações, além dos impactos na sociedade”.

Segundo a especialista, o foco inicial do experimento é aumentar a produtividade e, consequentemente, os resultados são positivos para todos. No entanto, um dos principais desafios do experimento no Brasil será desmistificar a crença que a produtividade está relacionada ao número de horas trabalhadas.

Dentre os países que já testaram a jornada de trabalho reduzida, o Reino Unido teve alguns dos resultados mais interessantes. Segundo o levantamento, as empresas apresentaram um aumento de 35% na receita média, em comparação ao período anterior, e 90% dos funcionários afirmaram que gostariam de continuar trabalhando apenas quatro dias.

Vale ressaltar ainda que 71% dos trabalhadores reduziram sintomas de burnout, 54% acharam mais fácil conciliar vida pessoal e profissional e 39% dos trabalhadores se sentiram menos estressados. Alguns dos países que estão testando ou já experimentaram a jornada de trabalho reduzida, são: Emirados Árabes, Bélgica, Islândia, Suécia e Espanha.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.