Google I/O: por que a conferência anual tem esse nome?

2 min de leitura
Imagem de: Google I/O: por que a conferência anual tem esse nome?
Imagem: Google/Reprodução

Tradicionalmente no mês de maio, o Google reúne desenvolvedores, empresários, jornalistas e fãs para um evento que dura vários dias e traz algumas das novidades mais quentes da empresa para o mercado.

É o Google I/O, que na edição de 2023 começa no dia 10 de maio. A conferência será apresentada pelo CEO da empresa, Sundai Pichai, e tem como destaques já revelados aparelhos como o celular dobrável Pixel Fold e o primeiro Pixel Tablet, além de novidades em inteligência artificial (IA).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Mas afinal, o que significa "Google I/O"? O nome do evento não é esse por acaso e essa combinação de letras e um símbolo tem a ver com a história da companhia. Acompanhe para entender!

Por que um dos maiores eventos da empresa de tecnologia é nomeada como Google I/O?

Segundo o próprio Google, há três significados atribuídos ao nome e todos eles estão certos, porém o último e menos conhecido é justamente o que começou todo o processo.

Uma das explicações mais simples é que o nome é uma redução de "Input/Output", que é o conceito de conexão de entrada e saída entre um computador e outro fator, como um periférico ou programa.

A primeira logo do I/O, inspirada no conceito Entrada/Saída.A primeira logo do I/O, inspirada no conceito Entrada/Saída.Fonte:  Google 

A outra é que as letras formam uma sigla: "Innovation in the open", algo como "Inovação aberta" em uma tradução livre para o português. Isso reflete que o evento é um ambiente de conhecimento e troca de informações, com o objetivo de crescer profissionalmente.

Qual o verdadeiro significado do Google I/O?

A diretora de operações para eventos e experiências da empresa, Lorin Platto revelou que o "I/O" é, na verdade, uma homenagem a um número que serviu de batismo para a própria companhia, que nasceu apenas como um buscador.

Um "googol" é o número um seguido de cem zeros. Ele foi escolhido como inspiração em escrita e sonoridade porque reflete a forma de organização de informações pretendida pelos criadores, Larry Page e Sergey Brin – note como as páginas de resultados são exibidas até hoje como "Goooogle".

Um Um "googol" reduzido: o significado original do evento.Fonte:  Google/Reprodução 

O evento pegou o "1", transformou na letra "I" maiúscula, e cortou quase todos os zeros, deixando apenas um que virou a letra "O". Ou seja, I/O é simplesmente outra forma de se escrever "googol". Dá para acreditar?

O primeiro Google I/O, ainda sem esse nome, aconteceu em 2007 e era voltado apenas para engenheiros e programadores. No ano seguinte, ele ganhou o nome, passou para um auditório maior e começou a receber um público cada vez mais diverso.

E se você quer ficar por dentro da cobertura do evento em 2023, fique de olho aqui no TecMundo. Ele começa hoje e trará muitas novidades sobre o universo tecnológico da Google. Aproveite para se manter informado!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.