Google I/O com Pixel Fold, Bard e Android 14: o que esperar do evento

3 min de leitura
Imagem de: Google I/O com Pixel Fold, Bard e Android 14: o que esperar do evento
Imagem: Google/Divulgação

O Google I/O 2023 acontece na próxima quarta-feira (10) em Mountain View, nos Estados Unidos, reunindo desenvolvedores e entusiastas da tecnologia de todo o mundo. O tradicional evento, que terá transmissão ao vivo pela internet, deve ser recheado de novidades.

Como faz em todas as edições da conferência, a big tech vai anunciar seus próximos projetos em mobile, web, inteligência artificial (IA) e nuvem. Também é provável que a companhia revele mais detalhes do Android 14 e os próximos dispositivos da série Pixel, incluindo o aguardado celular dobrável.

O que esperar do Google I/O 2023? Reunimos aqui algumas das principais novidades que devem ser anunciadas pela gigante das buscas nesta edição.

Android 14

A tradicional conferência do Google acontece anualmente.A tradicional conferência do Google acontece anualmente.Fonte:  GettyImages 

A próxima versão do sistema operacional da Google deve ser uma das estrelas da conferência no Shoreline Amphitheatre, que desta vez terá somente um dia de duração. Embora as primeiras compilações liberadas no modo beta não sejam muito diferentes da geração atual, é provavel que a empresa traga algumas novidades no evento.

Conhecido pelo codinome “Upside Down Cake”, o Android 14 pode incluir recursos adicionais de acessibilidade e melhorias na segurança e na privacidade, impedindo a instalação de apps antigos envolvidos com malwares, segundo rumores. A versão estável do sistema deve estar disponível entre julho e agosto.

Pixel 7a

Versão "econômica" do Pixel 7.Versão "econômica" do Pixel 7.Fonte:  Twitter/SnoopyTech_ 

Em relação aos dispositivos que podem ser lançados na Google I/O 2023, um deles provavelmente é o Pixel 7a. Rumores indicam que a versão mais econômica da série anunciada no ano passado contará com tela OLED FHD+ de 6,1 polegadas e 90 Hz de frequência, chip Tensor G2, 8 GB de RAM, até 256 GB de armazenamento e câmera principal de 64 MP.

O celular, cujas vendas devem começar ao fim da conferência, pode ganhar um novo modo de economia de energia, aumentando a autonomia para até 72 horas, e carregamento sem fio.

Pixel 8

O Pixel 8 deve trazer mudanças no visual.O Pixel 8 deve trazer mudanças no visual.Fonte:  MySmartPrice/Reprodução 

Também há a expectativa de que a gigante da tecnologia leve para o evento a versão atualizada da linha Pixel, mostrando pelo menos alguns destaques do aparelho, previsto para ser lançado no segundo semestre. Renderizações vazadas sugerem que ele terá atualizações de design, incluindo cantos mais arredondados.

Display de 6,2 polegadas, configuração de câmera dupla na traseira (o sensor telefoto deverá estar ausente na variante padrão, ficando exclusivo da versão Pro) e chassi de metal estão entre as supostas novidades do Pixel 8. Outra adição cogitada na nova geração é a chegada da função Video Unblur, que corrige desfoques em gravações com o auxílio de IA.

Pixel Fold

O smartphone dobrável do Google teve as imagens oficiais reveladas.O smartphone dobrável do Google teve as imagens oficiais reveladas.Fonte:  Google/Divulgação 

Com presença já garantida no evento, como anunciou a fabricante, o celular dobrável do Google terá tela de 5,8 polegadas quando fechado, tamanho que aumenta para 7,6 polegadas no modo totalmente aberto, de acordo com vazamentos. O vinco quase inexistente entre os displays é outro destaque do Pixel Fold.

O concorrente do Galaxy Z Fold 4 pode vir com o processador Tensor G2 e deverá chegar às lojas custando a partir de US$ 1,7 mil, o equivalente a R$ 8,4 mil pela cotação do dia.

Pixel Tab

O tablet do Google está próximo de ser lançado.O tablet do Google está próximo de ser lançado.Fonte:  Google/Divulgação 

O tablet do Google teve a sua existência revelada na edição 2022 da conferência, mas até hoje não foi lançado. Isso deve mudar agora, com o Pixel Tab sendo oficialmente apresentado nesta quarta. O dispositivo passou por certificação recentemente nos Estados Unidos, um indício de que a estreia está próxima.

Rumores dão conta de que ele virá com chip Tensor G2, 8 GB de RAM, armazenamento de 128 GB ou 256 GB, câmeras de 8 MP e Android 13.

Novidades em IA e outras áreas

Melhorias na IA do Google podem ser anunciadas no evento.Melhorias na IA do Google podem ser anunciadas no evento.Fonte:  Google/Divulgação 

Por fim, uma boa parte da palestra de abertura da Google I/O 2023 deve ser dedicada às ferramentas de IA. Depois de largar atrás na corrida por este mercado, a companhia pode apresentar melhorias relacionadas ao Bard, concorrente do ChatGPT, além de uma ferramenta de geração e edição de imagens por IA.

Recursos de vídeo alimentados pela tecnologia e a integração do chatbot a mais apps e serviços da marca são outras possibilidades especuladas. Também há rumores de novas versões do Pixel Buds e do Pixel Watch e sobre a prévia do Wear OS atualizado.

Como assistir ao Google I/O 2023?

A conferência do Google I/O poderá ser assistida diretamente do YouTube. A transmissão terá início às 14h (horário de Brasília), no dia 10 de maio, no canal oficial do Google na plataforma de vídeos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.