Funcionários da Samsung ameaçam greve sobre negociações salariais

1 min de leitura
Imagem de: Funcionários da Samsung ameaçam greve sobre negociações salariais
Imagem: Getty Images/Reprodução

Nesta quinta-feira (4), um sindicato de funcionários da Samsung, na Coreia do Sul, ameaçou iniciar uma greve devido a negociações salariais sem seu consentimento. Por meio de uma coletiva de imprensa, o representante do órgão trabalhista afirmou que irá se unir a outros sindicatos para obter a atenção da empresa.

No mês passado, a Samsung anunciou que iria reduzir o aumento anual do salário de seus funcionários para 4,1% — menos da metade do aumento de 2022. A medida havia sido definida em conjunto com o conselho de administração trabalhista, que incluía representantes de empregadores e empregados.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

No entanto, os trabalhadores sindicalizados afirmam que o conselho não os representa e o sindicato é o único órgão que pode negociar em seu nome. Insatisfeitos com a maneira que a Samsung lidou com a situação, o sindicato ameaçou iniciar uma greve, caso a empresa não abra as negociações e os incluam na pauta.

Funcionários sindicalizados reivindicam medidas em coletiva de imprensa na frente do prédio da Samsung em Seocho, no sul de Seul.Funcionários sindicalizados reivindicam medidas em coletiva de imprensa na frente do prédio da Samsung em Seocho, no sul de Seul.Fonte:  Yonhap News/Reprodução 

“A Samsung Electronics anunciou o acordo final sem o consentimento do sindicato. Vamos nos unir a outros sindicatos para lutar para trazer a empresa para a mesa de diálogo e fazer com que ela nos aceite”, disse o sindicato em entrevista coletiva.

Queda nos lucros da Samsung reduz reajustes salariais

O primeiro trimestre de 2023 da Samsung foi marcado por uma queda de 95% em seus lucros operacionais — patamar mais baixo desde 2009. A empresa enfrenta uma crise devido a baixa demanda de seus chips de memória, principal negócio da companhia, mesmo após a redução dos preços.

Devido ao desempenho, cerca de 18% menor que o de 2022 e abaixo da estimativa de 63,9 trilhões de wons, a empresa anunciou reduções nos reajustes salariais de seus funcionários. Além do acréscimo de apenas 4,1%, a Samsung definiu que não oferecerá aumento para os membros do conselho neste ano.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.