Seja analítico com a ajuda de robôs

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Equipe TecMundo

Por Thiago Muniz.

A IA, inteligência artificial, pode ajudar profissionais de marketing, vendas e gestores a tomar decisões melhores. Chat GPT e outras plataformas de IA podem fazer a parte dos cálculos pesados enquanto você se torna mais analítico.

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O que dependeria de horas de compilação de dados, muitas ferramentas e até mesmo grande especialização pode ser feito com alguns cliques e comandos. Passamos por décadas analisando grandes massas de dados para ter confiança para tomar decisões de negócios. O trabalho pesado em compilar dados normalmente reduz o tempo disponível para analisar e agir com base em dados. Cruzar bases sempre foi algo extremamente trabalhoso.

Ferramentas de big data até ajudam a processar grandes bases. Big data é algo comum no dia a dia de grandes empresas e inacessível para milhares de negócios. IA pode ajudar qualquer tipo de profissional a ser mais analítico mesmo sem grandes times ou investimentos em ferramentas.

Mesmo com tanta tecnologia e fontes de dados sempre acreditei que poucos dados geram muitas análises. Mais importante que muitos dados é escolher os dados que nos ajudam a transformar insights em ações.

Isso é ser small data: entender como analisar pequenos conjuntos de dados para tomar decisões, é reconfortante e prático, mas muitas vezes distante da realidade da maioria dos profissionais pelo desafio da aplicação prática.

Temos dificuldade em sermos mais analíticos justamente porque normalmente gastamos muito tempo compilando informações. O Chat GPT e todas as ferramentas de IA que estão sendo difundidas no mercado abriram uma janela para desbloquearmos justamente como transformar análise em ação. Por isso, separei duas formas que já uso no dia a dia e que podem gerar insights acionáveis mesmo com pequenas fontes de dados.

O Chat GPT ajudando a avaliar e treinar melhor setores comerciais

Um gestor com um time de dois ou três vendedores com auxílio do Chat GPT pode analisar de forma mais rápida como melhorar as vendas. Um exemplo de comando para copiar e colar no Chat GPT, seria:

Se possuo um vendedor que teve o seguinte resultado:

  • 50 reuniões
  • 2 fechamentos
  • Receita gerada R$ 100.000

E tenho outro vendedor que possui:

  • 25 reuniões
  • 10 fechamentos
  • Receita gerada de R$ 95.000

Quais são as 2 primeiras análises para entender como melhorar a performance desse time de vendas?

Importante: Tome cuidado com informações confidenciais enviadas para a ferramenta.

Quando joguei este caso no Chat GPT tive a seguinte resposta:

Levando em consideração que o indicador mais importante é a receita gerada, as duas primeiras análises para entender esse time seriam:

  1. O segundo vendedor, que realizou menos reuniões do que o primeiro, conseguiu gerar uma receita quase igual. Isso pode indicar que ele está sendo mais efetivo em suas reuniões, apresentando soluções mais adequadas para as necessidades dos clientes ou estabelecendo relacionamentos mais fortes e duradouros com eles.
  2. O primeiro vendedor realizou mais do que o dobro de reuniões do segundo, mas gera menos receita. Isso pode indicar que ele não está focando em clientes potencialmente mais rentáveis ou que ele precisa de treinamento adicional para se comunicar de forma mais eficaz com os clientes e apresentar soluções que gerem mais valor para eles.

Posso continuar analisando ou já partir para o plano de ação e aplicar as dicas.

Um e-commerce ou negócio digital que captura clientes através de uma página na internet pode fazer o mesmo. Basta colocar dados como conversões, cliques e impressões e deixar a plataforma trazer a primeira interpretação para você.

IA e small data A inteligência artificial pode ser uma ferramenta útil ao facilitar, atividades diárias em áreas como vendas e o marketing.Fonte: Getty Images

Analise os sentimentos, emoções e melhore a forma de falar com o cliente

Ouvir a voz do cliente pode ser mais fácil com apoio do Chat GPT. A ferramenta pode te ajudar a analisar dados de chats, conversas de Whatsapp ou comentários de redes sociais e avaliar como melhorar a comunicação com o público da sua empresa em cada canal ou descobrir melhorias da sua operação.

Por exemplo, um chatbot turbinado com IA pode usar a análise das respostas de consumidores para identificar emoções negativas e alertar um humano para dar continuidade em um atendimento.

Muito complexo? Um pequeno negócio pode analisar rapidamente a opinião das pessoas em comentários de redes sociais e melhorar sua comunicação. Como você pode fazer isso na prática?

  1. Localize um vídeo sobre sua marca ou que possui a opinião do seu público. Isso pode ser feito no YouTube, Instagram e em qualquer outra rede social.
  2. Copiei uma amostra de comentários para a ferramenta. Existem várias formas de fazer isso, mas a mais simples é copiar e colar.
  3. Faça um comando como algo do tipo "Leia os comentários a seguir e destaque os 5 principais pontos descritos no texto" e na sequência cole os comentários.
  4. Analise os resultados e gere mais insights.

Seguindo a mesma lógica, posso analisar centenas de avaliações sobre meu negócio ou concorrentes na internet e ter uma lista rápida de 5 principais pontos positivos ou negativos sobre qualquer empresa que está em um canal que permite clientes inserirem seus depoimentos.

Antes de pedir para o Chat GPT gerar novos conteúdos dê um passo atrás, pegue uma pequena base de dados e entenda melhor seu cliente. Seja analítico com suporte da tecnologia deixando cálculos pesados e até análises iniciais para a ferramenta e passe mais tempo agindo na melhoria do seu negócio.

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CEO da Receita Previsível no Brasil, o publicitário Thiago Muniz é pós-graduado em Gestão de Negócios e Inteligência Competitiva pela ESPM. Acumula 14 anos de carreira no mercado digital, especializado em vendas, marketing e tecnologia. Há cerca de 10 anos ministra aulas de MBA e graduação em alguns dos centros de ensinos mais renomados do país como: Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG). Possui experiência na Espanha, na IEBS School (Escola de Negócios da Inovação e dos Empreendedores, em português).

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