Pix já é o segundo maior meio de pagamentos instantâneos do mundo

1 min de leitura
Imagem de: Pix já é o segundo maior meio de pagamentos instantâneos do mundo
Imagem: Getty Images/Reprodução

Na última quarta-feira (19), Banco Central anunciou que o Pix se tornou o segundo sistema de pagamentos instantâneo mais usado no mundo. Em 2022, foram registradas 29,2 bilhões de transações no Pix e, apenas durante o último mês, o serviço já registrou mais de 3 milhões de operações.

Segundo um comunicado do Banco Central, as informações foram sistematizadas em uma pesquisa realizada pelas empresas ACI Worldwide e GlobalData. Nomeada "Prime Time for Real-Time Report", a pesquisa revela que o único país na frente do Brasil é a Índia, que registrou 89,5 bilhões de operações de pagamentos instantâneos em todo o subcontinente indiano.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Mesmo com os impressionantes números da Índia, o Brasil foi o país com a maior aceleração na modalidade em 2022, registrando um aumento de 228,9% em relação ao mesmo período do ano anterior — em comparação, a Índia contabilizou um crescimento de 76,8%.

Em março de 2023, foram movimentados R$ 1,28 trilhão nas contas de Pix dos brasileiros.Em março de 2023, foram movimentados R$ 1,28 trilhão nas contas de Pix dos brasileiros.Fonte:  Getty Images/Reprodução 

“Ao mostrar um panorama internacional, o trabalho evidencia o quanto o Pix é uma política pública bem-sucedida e que está impactando positivamente a sociedade, trazendo eficiência e redução de custos para o país”, disse a assessora sênior do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro (Decem) do Banco Central, Mayara Yano.

Maiores mercados de pagamentos instantâneos em 2022

  1. Índia: 89,5 bilhões de operações;
  2. Brasil: 29,2 bilhões de operações;
  3. China: 17,6 bilhões de operações;
  4. Tailândia: 16,5 bilhões de operações;
  5. Coreia do Sul: 8 bilhões de operações.

O relatório também divulgou a média mensal das transações realizadas por pessoas a partir de 15 anos e aponta que cada brasileiro faz cerca de 14,2 operações a cada mês. Contudo, em 2027, a média dos brasileiros deve subir para 51,8 operações por mês

O levantamento também aponta para um crescimento significativo nos sistemas de pagamentos instantâneos em todo o mundo: serão 511,7 bilhões de transações em 2027. No mesmo período, a modalidade deve representar 27,8% de todos os meios de pagamentos eletrônicos no mundo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.