Como identificar e fugir das 'vagas fantasmas' no LinkedIn

4 min de leitura
Imagem de: Como identificar e fugir das 'vagas fantasmas' no LinkedIn
Imagem: Getty Images

Como se não bastasse ter que lidar com a frustração e a ansiedade durante a busca por um novo emprego, os candidatos agora devem se preocupar com a promoção de vagas fantasmas no LinkedIn e sites de emprego.

Você sabe como é possível descobrir se aquela vaga a qual se candidatou e nunca mais obteve resposta era um emprego fantasma? Continue a leitura!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O que são vagas fantasmas?

Vagas fantasmas são falsas oportunidades de emprego anunciadas por recrutadores de empresas e consultorias de RH. A intenção não é preencher uma vaga de emprego, mas criar um banco de talentos para, futuramente, ser utilizado quando de fato houver a necessidade de contratação.

Infelizmente, a seção para anunciar vagas no LinkedIn está se tornando cada vez mais um espaço propício para a divulgação de vagas fantasmas.

O candidato é redirecionado para um site externo ao da rede social e, após preencher seu currículo, ele ou ela se depara com a mensagem "currículo já enviado" ou um alerta indicando que a última movimentação dos recrutadores foi há meses atrás.

O processo seletivo exige compromisso tanto do recrutador quanto do candidato.O processo seletivo exige compromisso tanto do recrutador quanto do candidato.Fonte: GettyImages

Esse fenômeno não acontece apenas no mercado de trabalho brasileiro. A pesquisa realizada pela Clarify Capital sobre empregos fantasmas com 1.045 gerentes responsáveis por contratação nos Estados Unidos nos dá uma perspectiva maior do problema.

As respostas coletadas entre agosto e setembro de 2022 apontam os principais motivos que levam as empresas a promoverem vagas fantasmas:

  1. Criar um banco de talentos para preencher uma vaga com urgência. Cerca de 37% dos entrevistados afirmaram utilizar essa tática;
  2. Sinalizar que a empresa está em crescimento. A justificativa dos gestores também foi apontada por Elliot Garlock para o The Wall Street Journal. O fundador da Stella Talent Partners aponta que muitas empresas usam vagas fantasmas para não dar sinais de desaceleração econômica;
  3. Diminuir os conflitos com funcionários sobrecarregados a curto prazo. As falsas ofertas de emprego geram a expectativa de que a empresa busca resolver a sobrecarga de trabalho, segundo 43% dos gerentes entrevistados.

Por que as vagas fantasmas no LinkedIn são um problema?

A princípio, as vagas fantasmas podem ser uma estratégia interessante para as empresas. Mas ela se demonstra um erro grave a médio e longo prazo. A divulgação de falsas oportunidades de trabalho prejudicam a confiabilidade da marca empregadora, que passa a ser rejeitada pelos candidatos.

Além disso, a frustração por preencher vários formulários de candidatura para não receber nenhum retorno depois afeta o emocional de quem busca uma recolocação profissional.

Os indicadores relacionados ao desemprego e às consequências da pandemia do COVID-19 são o suficiente para deixar os candidatos mais apreensivos.

A taxa de desocupação e desalento (quem desistiu de procurar uma vaga porque não achou que conseguiria) aumentou de de 8,2% para 12,1% nos comparativos trimestrais de 2014 e 2022 do IBGE.

Vagas fantasmas colaboram para o aumento da ansiedade do desempregado.Vagas fantasmas colaboram para o aumento da ansiedade do desempregado.Fonte:  GettyImages 

As demissões em massa nos anos pós-pandemia também apontam dados que preocupam. A redução no quadro de profissionais que ocupavam altos cargos se concentraram nas empresas dos setores de tecnologia, comércio eletrônico, serviços bancários e financeiros.

No Brasil, o retorno desses trabalhadores para o mercado de trabalho pode demorar 14 meses, segundo a média obtida pela pesquisa “O desemprego e a busca por recolocação profissional no Brasil” do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

Mas há notícias boas! No último trimestre de 2022, houve queda ou estabilização da taxa de desemprego no Brasil conforme as estatísticas do Novo Caged.

Taxa de desocupação, por sexo, 1º trimestre de 2012 ao 4º trimestre de 2022.Taxa de desocupação, por sexo, 1º trimestre de 2012 ao 4º trimestre de 2022.Fonte:  BGE 

Como identificar uma oportunidade de emprego fantasma?

As vagas fantasmas no LinkedIn ou qualquer outra plataforma de divulgação de ofertas de emprego são mais um obstáculo entre candidatos e empresas.

Para não perder tempo durante a sua jornada pela vaga ideal, confira os sinais que te ajudam a reconhecer se uma vaga é fantasma ou não:

Poucos detalhes sobre a marca empregadora

A falta de informação sobre quem está oferecendo a vaga de trabalho é um alerta para você, candidato(a)! Uma empresa séria compartilha sua história, valores e produtos/serviços oferecidos.

Salário e/ou benefícios não divulgados

Muitas empresas deixam como confidencial a remuneração e os benefícios na descrição da vaga. Desconfie caso você se depare com algo assim!

Descrição genérica da vaga

Uma empresa que procura ativamente um profissional para fazer parte do seu quadro de funcionários se preocupa em descrever as responsabilidades da vaga, se há pré-requisito de candidatura e as expectativas sobre o desempenho do futuro colaborador.

Alto número de vagas abertas e semelhantes

Percebeu que a mesma empresa postou várias vagas com descrição muito semelhante, mas não indicou que é para banco de talentos? Atenção, podem ser vagas fantasmas.

A empresa que divulga vaga fantasma pode ser penalizada?

Não existe uma penalidade específica para esse tipo de atividade. Porém o LinkedIn disponibiliza o botão "Denunciar esta vaga" caso o candidato desconfie das informações da oferta.

Para denunciar, clique nos três pontinhos ao lado do título da vaga.Para denunciar, clique nos três pontinhos ao lado do título da vaga.Fonte:  Captura de tela 

Além disso, a rede social profissional tem uma política que devem ser aceita e respeitada pelos empregadores. Caso contrário, o LinkedIn tem o direito de suspender a conta ou encerrar de vez o perfil da empresa denunciada na plataforma.

A ética na oferta de emprego é essencial para construir uma boa relação entre profissionais e empresas desde o início do vínculo empregatício.

Aos recrutadores, fica a lição de evitar a criação de vagas fantasmas se a intenção é manter uma boa reputação do contratante no mercado de trabalho.

Aos candidatos, fica o aviso para se manterem alertas e estudar as empresas que estão anunciando oportunidades antes de criar expectativas sobre candidatura.

Gostou do conteúdo? Confira também a nossa matéria sobre os impactos da IA no mercado de trabalho e na educação!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.