menu
Logo TecMundo
The BRIEF

Neuralink busca parceiros para testar chips no cérebro de humanos

Companhia chefiada por Elon Musk teve problemas regulatórios, mas agora quer acordo com centro de neurocirurgia

Avatar do(a) autor(a): Nilton Cesar Monastier Kleina

schedule28/03/2023, às 06:15

Neuralink busca parceiros para testar chips no cérebro de humanosFonte:

Imagem de Neuralink busca parceiros para testar chips no cérebro de humanos no tecmundo

A Neuralink, empresa criada por Elon Musk que desenvolve um chip implantado no cérebro, está em busca de um parceiro para realizar testes em humanos. De acordo com a agência de notícias Reuters, a companhia entrou em contato com um dos maiores centros de neurocirurgia dos Estados Unidos para buscar potenciais pacientes que topem participar dos experimentos.

A ideia é que o Barrow Neurological Institute, que fica no estado norte-americano do Arizona, ajude a indicar as pessoas e conduzir os testes. Entretanto, detalhes ainda são desconhecidos, já que o acordo não foi fechado e as fontes pediram anonimato por tratar-se de um tema confidencial.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Situação difícil

O movimento da Neuralink faz sentido: a empresa anunciou anteriormente que começaria os testes em humanos ainda em 2022, mas adiou por tempo indeterminado a etapa após uma série de controvérsias. A companhia é atualmente investigada por transporte de patógenos perigosos e por maus tratos em animais nos laboratórios.

Apesar de ter se defendido das acusações e prometido colaborar com as autoridades dos Estados Unidos, a Neuralink ainda não obteve permissão da Food and Drug Administration. O órgão de saúde pública é responsável por aprovar, entre outros procedimentos, testes de medicações e implantes.

A empresa já captou mais de US$ 200 milhões de investidores e divulgou resultados de testes com animais capazes de ter a saúde monitorada ou até comandar objetos com comandos do cérebro. Por enquanto, tanto as empresas quanto o governo não se manifestaram a respeito da notícia.