The BRIEF

Apple rastreia localização de funcionários para ver trabalho presencial

Depois de determinar que seus funcionários compareçam aos escritórios 3 vezes por semana, a Apple está monitorando os empregados

Avatar do(a) autor(a): Jorge Marin

27/03/2023, às 04:56

Apple rastreia localização de funcionários para ver trabalho presencial

Fonte:  GettyImages 

Imagem de Apple rastreia funcionários para conferir presença nos escritórios no tecmundo

Embora seja a única Big Tech que ainda não realizou demissões em massa, a Apple está adotando algumas políticas mais rígidas em relação ao seu quadro de pessoal. Uma delas tem sido o rastreamento de empregados nos escritórios da empresa para conferir se eles estão cumprindo a exigência de comparecimento durante três dias na semana.

Diferentemente do Brasil, onde os livros de ponto ou ponto eletrônico são obrigatórios por lei, nos EUA as empresas podem usar outros sistemas para rastrear as horas trabalhadas, prática que se tornou mais elástica durante a pandemia.

Desde abril do ano passado, a companhia de Cupertino determinou que seus colaboradores devem estar presencialmente nos escritórios às segundas, terças e quintas-feiras. De acordo com um tweet da editora-chefe do site de notícias Platformer, Zoë Schiffer, a Apple agora está monitorando esses registros através do crachá eletrônico.

Os gerentes da Apple estão sendo mais rigorosos quanto ao trabalho presencial.Os gerentes da Apple estão sendo mais rigorosos quanto ao trabalho presencial.

De acordo com Schiffer, o rastreamento eletrônico do comparecimento efetivo aos escritórios servirá para emissão de “alertas progressivos” àqueles que não estiverem cumprindo as regras. Alguns departamentos estão chegando mesmo a ameaçar os empregados resistentes com a rescisão do contrato de trabalho, embora isso "não pareça ser uma política ampla da empresa", diz Schiffer. 

Cortes para evitar demissões

As medidas restritivas coincidem com a divulgação de uma reportagem divulgada semana passada na Bloomberg, na qual o analista Mark Gurman explica que, mesmo fazendo o possível para evitar demissões em massa, a Apple está usando todos os recursos e ferramentas para cortar custos para que isso não aconteça.

As medidas incluem uma redução no “tempo especial de doença”, que permitia até o afastamento para cuidar de familiares durante a pandemia, e o não preenchimento das vagas abertas pela saída espontânea de funcionários da empresa.


Avatar do(a) autor(a): Jorge Marin

Por Jorge Marin

Especialista em Redator

Redator do Mega Curioso e do TecMundo, Jorge Marin escreve sobre Ciências e Tecnologia desde 2019, conectando conhecimento acadêmico com experiências humanas do dia a dia. É psicólogo, cinéfilo e botafoguense inveterado.


Fontes