Apple não realiza demissão em massa, mas congela vagas e reduz bônus

1 min de leitura
Imagem de: Apple não realiza demissão em massa, mas congela vagas e reduz bônus
Imagem: GettyImages

Única big tech a não fazer demissões até agora, a Apple está recorrendo uma postura mais cautelosa quanto aos gastos. Segundo fontes que não quiseram se identificar, entre as medidas de contenção, a Maçã está reduzindo a frequência de bônus corporativos a alguns empregados e aumentando o congelamento de novas contratações.

A Apple começou a apertar o cinto em julho do ano passado, quando um quadro de inflação e temores de uma recessão levaram outras gigantes – como Meta, Google e Amazon – a anunciar os seus layoffs.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Em Cupertino, no entanto, o CEO Tim Cook solicitou a redução do próprio salário em 40% neste ano. "Estamos sendo muito prudentes e cuidadosos com os gastos e continuamos a ser muito refletidos quando se trata de contratações". De acordo com a Bloomberg, seus informantes anônimos também assinalaram uma redução nos gastos com viagens a serviço e comparecimento aos escritórios. 

Tim Cook pediu a redução do próprio salário em 43%.Tim Cook pediu a redução do próprio salário em 43%.Fonte:  GettyImages 

Quais são as medidas restritivas da Apple?

A primeira medida diz respeito à distribuição de bônus e promoções que é feita, dependendo da divisão, uma ou duas vezes por ano. Pelo novo plano revelado à Bloomberg, os grupos que recebiam esses benefícios em abril e outubro passarão a recebê-los apenas no final do ano, medida que passará a valer para todos as divisões da empresa.

Na área de recursos humanos, a empresa está congelando a contratação de novos colaboradores e não preenchendo as vagas abertas pela saída espontânea de funcionários. Em janeiro, a Apple também começou a demitir empregados terceirizados, que trabalham em lojas afiliadas, fora das Apple Stores.

Uma abordagem mais restritiva chegou às viagens a serviço: todos os orçamentos passarão a exigir, a partir de agora, a aprovação do vice-presidente sênior, o terceiro posto na estrutura da empresa. Quanto ao comparecimento aos escritórios, o departamento de RH passará a fiscalizar de perto a frequência de três dias exigida pela empresa.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.