Anatel libera faixa do 5G para quase 200 municípios

1 min de leitura
Imagem de: Anatel libera faixa do 5G para quase 200 municípios
Imagem: GettyImages

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vai liberar, a partir da segunda-feira (27), a faixa de 3,5 GHz para instalação de antenas 5G em mais 195 municípios. Isso significa que as operadoras podem solicitar o licenciamento e ativação dos equipamentos. A oferta da conexão, porém, vai depender do planejamento de cada empresa.

Até o momento, o órgão já liberou a faixa em 682 municípios, que têm um total de 122,6 milhões de habitantes, cerca de 57% da população brasileira. Para 2023, a expectativa é que mais de mil municípios recebam a liberação.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A Anatel licenciou 88 mil estações de oito operadores diferentes. O estado de São Paulo lidera o número de antenas liberadas, com quase 20 mil licenciadas para instalação, seguido por Minas Gerais, que conta com 9,5 mil estações.

A liberação segue diretrizes abrange municípios onde a migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita por meio de antenas parabólicas na banda C satelital para a banda Ku já começou. Além disso, houve a desocupação da faixa por sistemas do Serviço Fixo por Satélite com a instalação de filtros para evitar interferência na conexão de quinta geração.

Municípios com faixa 3,5 GHz liberada

As operadoras de telefonia podem solicitar licenciamento de antenas 5G em vários municípios turísticos. (Fonte: GettyImages/Reprodução)As operadoras de telefonia podem solicitar licenciamento de antenas 5G em vários municípios turísticos. (Fonte: GettyImages/Reprodução)Fonte:  GettyImages 

No novo lote de liberação da faixa 3,5 GHz, estão incluídos municípios com importância econômica ou turística em 21 estados brasileiros.

Entre os municípios com destaque na economia regional, estão: Arapiraca (AL), Parintins (AM), Itabuna e Vitória da Conquista (BA), Juazeiro do Norte (CE), Anápolis (GO), Imperatriz (MA), Ipatinga e Montes Claros (MG), Três Lagoas (MS), Rondonópolis (MT), Santarém (PA), Campina Grande (PB), Caruaru e Petrolina (PE), Maringá (PR), Volta Redonda (RJ), Mossoró (RN), Ji-Paraná (RO), Pelotas (RS), Chapecó (SC), Santos e São José do Rio Preto (SP), e Araguaína (TO).

Entre os destinos turísticos com faixa liberada recentemente se destacam Porto Seguro e Maraú (BA), São Miguel do Gostoso (RN), Capitólio (MG), Rio Verde (GO), Chapada dos Guimarães (MT), Guarujá, Ubatuba, Ilhabela e Campos do Jordão (SP), Paraty, Armação de Búzios e Cabo Frio (RJ), Balneário Camboriú e Blumenau (SC) e Gramado (RS).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.