Bitcoin: por que as criptomoedas sobem com os grandes bancos em crise?

3 min de leitura
Imagem de: Bitcoin: por que as criptomoedas sobem com os grandes bancos em crise?
Imagem: Getty Images/Reprodução

Depois de uma semana instável de crise financeira, o otimismo começa a tomar conta do mercado! Afinal, nesta segunda-feira, o mercado de criptomoedas movimentou US$ 176 bilhões nas últimas 24 horas! De acordo com dados do CoinGecko, o Bitcoin, principal das criptomoedas, subiu 18% no mesmo período. Mas o que isso significa?

O mercado financeiro global tem sido marcado por diversas crises bancárias ao longo da história. E, em muitos desses momentos, as criptomoedas, em especial o Bitcoin, têm se destacado como uma alternativa ao sistema tradicional.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Ao longo do artigo, vamos explorar essa questão e as possíveis implicações para o futuro do mercado financeiro.

Bitcoin segue em alta mesmo com a crise em grandes bancos.Bitcoin segue em alta mesmo com a crise em grandes bancos.Fonte: Getty Images

As maiores crises bancárias da história

Antes de entender por que as criptomoedas têm se valorizado em momentos de crise bancária, é importante relembrar algumas das principais crises financeiras da história. Entre elas, podemos citar a quebra da bolsa de Nova York em 1929, a crise do petróleo na década de 1970, a crise financeira asiática em 1997, a bolha da internet em 2000 e a crise de 2008, que foi desencadeada pela crise dos subprimes nos Estados Unidos.

Em todas essas crises, os bancos foram os principais afetados e muitos deles precisaram ser resgatados pelos governos ou por instituições internacionais. Nessas situações, a confiança no sistema bancário diminui e os investidores buscam alternativas para proteger o seu patrimônio.

Em 2023, a falência do Silicon Valley Bank e do Silvergate, além de outros bancos menores nos Estados Unidos, causou uma instabilidade no mercado. Com isso, o governo precisou anunciar o pacote de medidas que visa recuperar a confiança do setor financeiro e é justamente aqui que nascem as oportunidades.

O banco SVB anunciou falência pós pandemia e crises financeiras. O banco SVB anunciou falência pós pandemia e crises financeiras. Fonte: Getty Images

Como o mercado das criptomoedas pode se beneficiar com a crise

Em momentos de crise bancária, as criptomoedas podem se beneficiar de várias maneiras. Uma delas é que, ao contrário das moedas tradicionais, como o dólar e o euro, o Bitcoin não está sujeito à inflação causada pela emissão excessiva de dinheiro.

Além disso, as criptomoedas são descentralizadas, o que significa que não são controladas por nenhum governo ou instituição financeira. Consequentemente, elas se tornam menos vulneráveis a políticas governamentais ou a ações de bancos centrais.

Outra razão pela qual as criptomoedas crescem durante a crise bancária é a falta de correlação com outros ativos financeiros, como ações e títulos. Afinal, os investidores podem diversificar suas carteiras e proteger seus investimentos, mesmo em momentos de incerteza no mercado.

Ethereum, a segunda maior criptomoeda, também cresce junto com o Bitcoin. Ethereum, a segunda maior criptomoeda, também cresce junto com o Bitcoin. Fonte: Getty Images

O que podemos esperar do mercado financeiro no futuro?

Com a ascensão das criptomoedas e a possibilidade de transações financeiras descentralizadas, muitos questionam qual será o futuro do mercado financeiro tradicional. A verdade é que as criptomoedas seguem como uma relativa novidade no mundo dos investimentos e seu futuro é incerto.

Por um lado, a crise financeira de 2008 mostrou as limitações e falhas do sistema financeiro tradicional, o que pode levar a um maior interesse e investimento em criptomoedas como alternativa viável. Em contrapartida, a falta de regulamentação e segurança no mercado de criptomoedas ainda é um ponto de preocupação para muitos investidores.

Nesse sentido, especialistas acreditam que o mercado financeiro tradicional e o mercado de criptomoedas devem se integrar no futuro, permitindo uma maior diversificação e segurança para os investidores. Outros, porém, defendem que as criptomoedas devem permanecer independentes e seguir seu próprio caminho.

Ainda assim, é difícil negar que as criptomoedas já estão mudando a forma como as transações financeiras são feitas. Elas podem ser negociadas em qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, sem as restrições e burocracias dos sistemas financeiros tradicionais.

Criptomoedas e o mercado financeiro tradicional podem se integrar no futuro. Criptomoedas e o mercado financeiro tradicional podem se integrar no futuro. Fonte: Getty Images

Além disso, as criptomoedas também são vistas como uma forma de proteger o patrimônio em momentos de crise bancária. Por isso, é bastante provável que elas continuem conquistando seu espaço no mercado.

E aí, o que você achou de saber mais sobre o Bitcoin e sua importância durante a crise financeira? Agora, aproveite para compartilhar o artigo nas redes sociais. Até a próxima!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.