Cripto: a evolução da tecnologia ao longo do tempo

3 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: Cripto: a evolução da tecnologia ao longo do tempo
Imagem: Ripio

Nos últimos 13 anos, as criptomoedas se tornaram populares no mundo inteiro e ganham novos adeptos a cada dia. Em linhas gerais, elas são um meio de troca totalmente digital que utiliza a criptografia e o sistema de registro blockchain para assegurar a veracidade das transações.

De lá para cá, muitas coisas mudaram, incluindo a mentalidade de boa parte dos usuários, que passaram a enxergar as transações de criptomoedas como algo possível no cotidiano. Além disso, as carteiras digitais ajudaram a democratizar o acesso, facilitando a aquisição e o uso dessas moedas digitais..

(Fonte: Shutterstock/Reprodução)(Fonte: Shutterstock/Reprodução)Fonte:  Shutterstock 

A Ripio foi fundada em 2014 pelos empreendedores argentinos Sebastián Serrano e Luciana Gruszeczka, e passou a oferecer serviços de transferência digital por meio das criptomoedas, sobretudo o bitcoin (BTC).

Quer saber mais dessa evolução tecnológica? Confira todos os detalhes abaixo.

Economia digital: saiba como foram feitos os primeiros pagamentos com criptomoedas

Em janeiro de 2009, foi lançado o bitcoin, a primeira criptomoeda descentralizada do mundo, por um desenvolvedor sob o pseudônimo Satoshi Nakamoto. A partir dessa criação, outras moedas digitais surgiram e todas elas atendem a um sistema específico com condições fundamentais para a sua manutenção. 

No ano seguinte, em 22 de maio, o programador Laszlo Hanyecz realizou a compra de duas pizzas utilizando o bitcoin como forma de pagamento. O caso, ocorrido no estado da Flórida (EUA), ganhou repercussão mundial, sendo a primeira compra realizada com uma criptomoeda, e ficou conhecido como o “bitcoin pizza day” (dia da pizza de bitcoin, em tradução livre).

(Fonte: Shutterstock/Reprodução)(Fonte: Shutterstock/Reprodução)Fonte:  Shutterstock 

Naquela época, Hanyecz anunciou em um fórum online que desejava comprar duas pizzas grandes por 10 mil BTC. Cerca de 4 dias se passaram até que um interessado de apenas 19 anos realizasse a transação efetivamente.

Em algumas entrevistas à imprensa norte-americana, o programador argumentou que passou a fazer mais pedidos de pizzas com pagamento em bitcoin desde a primeira ocorrência, chegando a gastar mais de 100 mil BTC. Nesse meio tempo, outras moedas digitais surgiram, como litecoin (LTC) e namecoin (NMC), sendo consideradas altcoins (moedas alternativas ao Bitcoin).

O valor de mercado das criptomoedas, principalmente do BTC, entrou em ascensão em 2012, ganhando forte tração em 2016, quando muitas pessoas, incluindo famosos, começaram a aderi-las, e a blockchain Ethereum entrou em cena.

Nos últimos anos, com o surgimento das carteiras digitais para criptomoedas, é possível encontrar até mesmo e-commerce, restaurantes e serviços que já aceitam esse tipo de pagamento em transações, inclusive no Brasil, consolidando esses ativos como uma forma válida de fazer compras. 

Em 2021, por exemplo, a AMC Entertainment Holdings, a maior rede de cinemas dos Estados Unidos, anunciou que passaria a aceitar BTC como forma de pagamento para a compra de ingressos online. Na ocasião, a rede ainda informou que outras criptomoedas poderiam ser utilizadas pelo público consumidor, como ether (ETH), litecoin (LTC) e bitcoin cash (BCH).

Com a evolução da tecnologia cripto, a expectativa é de aumento da disponibilidade de criptomoedas e a conquista de mais adeptos, além do objetivo principal de realizar transações de forma mais fácil e segura. Pensando nisso, a Ripio desenvolveu o Ripio Card, um cartão pré-pago que pode ser a chave de entrada no mundo do dinheiro digital. Assim, buscando garantir diversos benefícios aos usuários, a companhia trabalhou intensamente na concepção do serviço. Confira algumas vantagens exclusivas a seguir.

(Fonte: Ripio/Reprodução)(Fonte: Ripio/Reprodução)Fonte:  Ripio 

A primeira delas é a possibilidade de ganhar até 5% de cashback em bitcoin, o criptoativo mais conhecido e negociado do mundo inteiro. Portanto, em todas as compras feitas com o Ripio Card, os usuários podem garantir o benefício. Vale destacar que o cartão é internacional, podendo ser abastecido tanto em reais quanto em criptomoedas.

Disponível na bandeira Visa, o Ripio Card é aceito em inúmeros estabelecimentos. Para solicitá-lo é necessário ter uma conta na plataforma da Ripio, fornecendo alguns dados básicos de acesso, como nome completo, e-mail e endereço. A partir disso, basta fazer o pedido do seu cartão digital pelo aplicativo. 

Sem anuidades, taxas de manutenção ou qualquer outra cobrança extra, é possível consultar os pagamentos do Ripio Card diretamente no aplicativo da Ripio Wallet, que está disponível para Android e iOS. 

Quer adquirir o seu Ripio Card? Então não deixe de visitar o site da Ripio!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.