Carnaval é feriado ou ponto facultativo? Confira o que diz a Lei

2 min de leitura
Imagem de: Carnaval é feriado ou ponto facultativo? Confira o que diz a Lei
Imagem: Rio Carnaval/Twitter

A grande questão universal para nós brasileiros neste momento é: eu sou obrigado a trabalhar no Carnaval? A angústia se justifica! Afinal de contas, em algumas cidades ou estados, há legislações que decretam a festa do povo como feriado local. Porém quando se fala em termos de Brasil, o Carnaval não é feriado. 

Isso significa que você tem, sim, que trabalhar na segunda, na terça e na quarta-feira de cinzas. Dessa forma, os patrões têm legalmente o direito de exigir que seus empregados trabalhem normalmente nesses dias e não são obrigados a compensar horas nem dar folgas ou horas extras.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

No entanto, muitas empresas, com base na cultura ou até mesmo em convenções e acordos coletivos de trabalho, dispensam seus funcionários para que eles descansem ou curtam livremente a folia – sempre com segurança.

Na cidade de São Paulo, por exemplo, os dias de Carnaval são considerados pontos facultativos, ou seja, embora não seja obrigatória, a dispensa dos funcionários pode acontecer ou não. Já no estado do Rio de Janeiro existe uma lei estadual em vigor que define oficialmente a terça-feira de carnaval como feriado estadual.

O que acontece se eu não trabalhar no Carnaval?

O Carnaval é uma das datas mais esperadas pelo setor hoteleiro.O Carnaval é uma das datas mais esperadas pelo setor hoteleiro.Fonte:  G.R.E.S. Tradição/YouTube 

Você pode faltar normalmente ao trabalho em cidades ou estados onde o Carnaval for feriado legalmente instituído, ou se for ponto facultativo e o seu empregador decidir dispensar seus funcionários.

Se esse não for o seu caso, você terá que negociar o seu afastamento diretamente com o patrão. Afinal, existem algumas alternativas, como compensar as horas antecipadamente, usar o saldo do banco de horas ou antecipar alguns dias das férias.

Se, mesmo assim, o chefe permanecer irredutível, legalmente você é obrigado a trabalhar. O que nos leva a outra questão: posso ser demitido se eu faltar assim mesmo?

Nesses casos, a questão é delicada: se você não apresentar uma justificativa legal – como um atestado médico, por exemplo – você poderá ter os dias descontados do seu salário, e até mesmo receber uma advertência.

Mas é preciso ficar atento, pois, embora uma única falta não constitua motivo suficiente para ser demitido por justa causa, se já existirem outras questões anteriores entre a empresa e o empregado, a falta no Carnaval pode ser a "gota d'água" e provocar a demissão.

Carnaval não é feriadoSe você não tiver folga nos dias carnavalescos, leve o clima de folia para o seu trabalho!

Portanto, para que a alegria não se transforme em tristeza, o melhor é buscar os gestores de recursos humanos da empresa e buscar uma solução que atenda ambas as partes. E, caso realmente a folga não for liberada, se programe para assistir aos desfiles ao vivo!

E a Quarta-Feira de Cinzas, é feriado nacional?

Assim como os dias de Carnaval, a Quarta-Feira de Cinzas não é feriado – apenas ponto facultativo. O que acontece é que, por ser um feriado religioso, algumas empresas dispensam seus colaboradores até o meio-dia. Mas isso não é obrigatório.

Vale lembrar que, por acontecer a adoção do trabalho meio período, em algumas cidades os estabelecimentos só abrem após o almoço. É o que acontece na cidade de São Paulo: bancos, o Poupatempo, Correios e, até mesmo, a bolsa de valores só funcionam após o 12h.

O conteúdo foi esclarecedor? Acompanhe o TecMundo e fique ligado nas atualizações diárias sobre tecnologia e mercado!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.