Carnaval: 5 vezes que a tecnologia foi foco nas escolas de samba

4 min de leitura
Imagem de: Carnaval: 5 vezes que a tecnologia foi foco nas escolas de samba
Imagem: O Globo

O Carnaval é a maior festa popular do Brasil. E nas cidades onde acontece o tradicional Desfiles de Escolas de Samba, há muito o que inovar em busca do tão sonhado título. Para isso, muitas agremiações acabam recorrendo à tecnologia para fazer apresentações memoráveis, visando encantar o público e, principalmente, os jurados.

E são muitos os momentos onde a tecnologia foi a grande protagonista da festa. Desde um astronauta voando apenas com uma mochila propulsora em pleno sambódromo, passando pela presença quase que obrigatório dos LEDs para colorir alegorias e adereços, até alas com coreografias em cima de monociclos elétricos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Hoje o TecMundo traz uma lista com 5 vezes onde a tecnologia no carnaval foi a grande protagonista da festa. Confira!

1. Grande Rio 2001 - Astronauta voando na Sapucaí

Um dos grandes momentos tecnológicos do Carnaval do Rio de Janeiro é também, para muitos, um dos mais marcantes da história. Em 2001, a Acadêmicos do Grande Rio trouxe um astronauta para voar em pleno Sambódromo da Marquês de Sapucaí.

Eric Scott voando pelo sambódromo do Rio de Janeiro durante o desfile da Grande Rio em 2001Eric Scott voando pelo sambódromo do Rio de Janeiro durante o desfile da Grande Rio em 2001Fonte:  LIESA 

A ideia partiu do carnavalesco da escola, Joãozinho Trinta, que trouxe Eric Scott, um dublê de uma empresa de efeitos especiais americana, para voar em uma mochila de propulsão a jato. A cena rodou o mundo e fez uma enorme sucesso, tanto que a escola repetiu a cena em 2002, com Eric vestido de papagaio, e em 2010, com um outro piloto e uma versão mais moderna do aparelho.

2. Portela 2014 - Drone de uma águia

No ano de 2014, a Portela fez um enredo para mostrar o passado, o presente e o futuro da cidade do Rio de Janeiro. E um dos destaques foi o drone em forma de águia que a escola levou para a avenida. O aparelho pesava 4,5 quilos e podia voar a 500 metros de altura, além de custar mais que o preço de um carro popular na época, ou seja, cerca de R$30 mil.

O drone que a Portela levou para a avenida em 2014 foi o grande sucesso do carnaval daquele anoO drone que a Portela levou para a avenida em 2014 foi o grande sucesso do carnaval daquele anoFonte:  G1 

Por conta do sucesso, no ano seguinte, a escola levou não apenas a mesma águia para a avenida, mas também 450 drones que representavam pequenas águias, uma para cada ano da cidade do Rio de Janeiro, que em 2015 completou 450 anos.

Entretanto, a Portela acabou sendo notificada pela ANAC, uma vez que a operação desses equipamentos é proibida em áreas de grandes aglomerações.

3. Salgueiro 2015 - Nossa Senhora com Leds

Em 2015, o Salgueiro fez um desfile apostando em uma tecnologia até então inovadora para a época: as luzes de LED. Elas foram vistas em diversos momentos da passagem da escola pelo sambódromo. Desde o Abre Alas, passando pela fantasia da Rainha de Bateria, Viviane Araújo, até o último carro a cruzar o sambódromo.

Manto de Nossa Senhora composto de LED foi o auge do desfile do Salgueiro de 2015Manto de Nossa Senhora composto de LED foi o auge do desfile do Salgueiro de 2015Fonte:  O Globo 

Mas nenhum momento foi tão impactante quanto a Comissão de Frente da agremiação. Nela, em determinado momento da coreografia, um integrante vestia uma enorme tela de LED que reproduzia o manto de Nossa Senhora. Ela contava com nada menos do que 14 mil lâmpadas, fazendo com que o efeito de transição de imagem fosse altamente realista.

4. Vila Isabel (2018) - Enredo: "Corra que o futuro vem aí!"

Com uma apologia ao filme De Volta para o Futuro, em 2018, a Vila Isabel apostou em um desfile que contava como a tecnologia contribuiu para o avanço da sociedade. Além disso, o enredo também trazia uma série de apostas para o nosso futuro, principalmente em relação a inovações tecnológicas.

Saia da Porta Bandeira da Vila Isabel era toda composta de LEDsSaia da Porta Bandeira da Vila Isabel era toda composta de LEDsFonte:  G1 

E para isso, o desfile do carnavalesco Paulo Barro contou com uma série de alegorias tecnológicas. Destaque para a saia da Porta Bandeira da escola toda composta por LEDs, assim como alas inteiras com fantasias iluminadas, carros alegóricos gigantescos e articulados, e até mesmo um enorme telão na última alegoria a cruzar a avenida.

5. Rosas de Ouro (2020) - Enredo: Tempos Modernos

Em 2020 a Rosas de Ouro inovou trazendo um enredo sobre tecnologia. Ele mostrava desde as primeiras grandes inovações tecnológicas, até previsões para o futuro, como os aparelhos do dia a dia da família do desenho animado Os Jetsons.

Ala da Rosas de Ouro tinha coreografia toda feita em cima de monociclos elétricosAla da Rosas de Ouro tinha coreografia toda feita em cima de monociclos elétricosFonte:  G1 

E antes mesmo de entrar na avenida, a Rosas de Ouro marcou ao trazer um aplicativo, chamado de Carnaval 4.0. Nele, era possível ler um QR Code nas fantasias da escola, para saber mais sobre a sua confecção e também a sua participação no enredo. Destaque também para a ala que fazia coreografia em cima de monociclos elétricos.

E você, lembra de algum momento onde a tecnologia no carnaval se destacou? Conte para a gente em nossas redes sociais!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.