Anatel apreende mais de 1,4 milhão de TV Box piratas por 'gatonet'

1 min de leitura
Imagem de: Anatel apreende mais de 1,4 milhão de TV Box piratas por 'gatonet'
Imagem: Jeshoots/Reprodução

Os aparelhos de TV Box clandestinos usados para a pirataria de conteúdo diretamente na televisão — conhecidos popularmente como "gatonet" — são um dos principais alvos atuais da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A agência oficial afirmou nesta semana que foram apreendidos mais de 1,4 milhão desses dispositivos, que somariam o valor de R$ 400 milhões, segundo as autoridades.

Se os dados da Anatel estiverem corretos, a apreensão desta semana deve ter um impacto perceptível no mercado dos "gatonets", porque a agência estima que existam cerca de 5 a 7 milhões desses aparelhos no Brasil. O número apreendido representa uma porcentagem considerável.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

É evidente que apreender um "gatonet" de cada vez não é a solução mais eficaz para barrar o uso de TV Box clandestino. É por isso que a Anatel afirmou que, gradualmente, pretende bloquear os servidores que emitem os sinais para os aparelhos piratas.

Malware e outros riscos em potencial

Como sempre acontece quando falamos de pirataria, as autoridades envolvidas no caso alertam aos usuários sobres os riscos envolvidos no uso de dispositivos TV Box piratas. Como não são aparelhos homologados, eles podem conter todo tipo de malware e vírus capazes de infectar toda a rede doméstica.

Segundo a Anatel, qualquer aparelho ligado ao roteador onde o TV Box ilegal se conecta está exposto ao risco de ter seus dados roubados. "Você está colocando um inimigo dentro de casa", afirmou Carlos Baigorri, presidente da Anatel. "Tudo que você faz no seu celular, uma pessoa está olhando. Esses equipamentos podem ser controlados por terceiros".

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.