Netflix cobra por compartilhamento de senhas em mais países

1 min de leitura
Imagem de: Netflix cobra por compartilhamento de senhas em mais países
Imagem: Unsplash/Freestocks/Reprodução

A Netflix expandiu o número de países que serão atingidos pelas novas regras que visam reduzir o compartilhamento de senha entre usuários de residências diferentes. A medida, que vem sendo testada na Costa Rica, Chile e Peru, também vai ser aplicada aos clientes do Canadá, Nova Zelândia, Portugal e Espanha. Por enquanto, não há previsão para o Brasil.

De acordo com a companhia, mais de 100 milhões de residências compartilham contas do serviço de streaming. Isso afeta o resultado financeiro da plataforma, que apresentou uma redução de 90% no lucro em 2022 em comparação ao ano anterior. O objetivo é aumentar a receita da empresa a longo prazo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Em 2017, a Netflix chegou a publicar no Twitter a frase "amor é compartilhar uma senha". De lá para cá, a companhia vem enfrentando uma crescente concorrência de outros serviços de streaming e observado a queda de seu número de assinantes. Apenas entre março e junho de 2022, um milhão de pessoas cancelaram a assinatura na plataforma.

Como a Netflix vai reduzir o compartilhamento de senha?

A Netflix quer que todos os dispositivos conectados estejam na mesma residência. (Fonte: Pexels/Pixabay/Reprodução)A Netflix quer que todos os dispositivos conectados estejam na mesma residência. (Fonte: Pexels/Pixabay/Reprodução)Fonte:  Pexels/Pixabay/Reprodução 

O usuário do serviço de streaming deve definir uma localização principal como "casa" que precisa ter o conteúdo assistido pelo menos uma vez por mês. Se pessoas que não vivem na mesma residência quiserem assistir o conteúdo da Netflix, terão que ter contas separadas ou pagar uma taxa extra, mesmo com uma assinatura multitelas.

Os perfis poderão ser transferidos para outras contas, mantendo suas recomendações personalizadas e o histórico de visualização. Se o usuário viajar ou estiver em um local diferente, será necessário solicitar um código temporário de acesso por sete dias consecutivos.

A Netflix pretende verificar informações como endereços IP, IDs de dispositivos e atividades da conta. Ao fazer login em um dispositivo fora da "casa", o usuário terá de realizar uma verificação do dispositivo. A empresa também pretende conferir periodicamente para garantir que todos os aparelhos conectados tenham autorização para usar o serviço.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.