Como vender carros online por meio da OLX?

3 min de leitura
Imagem de: Como vender carros online por meio da OLX?
Imagem: Pexels/Reprodução

Com a internet, desapegar de um carro é uma opção muito mais fácil, não é mesmo? A OLX, uma das maiores plataformas de compra e venda online de veículos no Brasil, é um exemplo de como a digitalização traz diversas vantagens.

Mas conectividade não é tudo: saber destacar diferenciais do carro, manter a documentação em dia e seguir os procedimentos de segurança da plataforma são algumas das medidas essenciais para que o negócio saia conforme o planejado.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Confira a seguir um passo a passo para anunciar veículos no site de forma atrativa, segura e gratuita!

Antes de anunciar o carro

Reúna informações relevantes sobre o modelo, como acessórios, itens de série, potência do motor, capacidade do porta-malas, documentação, histórico de multas e partes danificadas – se houver. Inclua também diferenciais e atrativos do carro que vão ilustrar o futuro anúncio.

Além disso, a parte visual é essencial para tornar o anúncio atrativo. Antes de fotografar ou filmar, limpe o carro por dentro e fora. Escolha um local apropriado, com boa iluminação e nitidez, para que a imagem transmita melhor as informações e passe credibilidade.

Apresente o interior do veículo e partes como o painel, bancos e porta-malas. Na parte externa, registre o veículo em vários ângulos.

  Pexels/Reprodução 

A OLX oferece o recurso de referência de preços, que mostra os preços praticados no mercado, baseando-se em anúncios similares em marca, modelo e ano publicados no site em cada região — além do valor da tabela FIPE. Para visualizar, basta inserir os dados do seu carro na inserção do anúncio.

Você também pode fazer uma pesquisa de mercado na plataforma e procurar por carros com características semelhantes ao seu para entender como está a concorrência ou consultar o valor de veículos vendidos com base nas informações do setor na tabela Fipe da OLX.

Como publicar o anúncio de um carro na OLX?

Baixe o app da OLX, que está disponível para os dispositivos Android ou iOS. Ou acesse o site da OLX por meio do navegador do seu celular ou de um computador.

  • Faça o cadastro do login e senha;
  OLX/Reprodução 
  • Após acessar a sua conta, aperte o botão “Anunciar agora”, que fica na parte inferior da tela. Nos dispositivos Android, é possível encontrar essa opção ao clicar no menu localizado no canto superior esquerdo;
  OLX/Reprodução 
  • Ao criar o anúncio preencha todas as informações necessárias que você reuniu sobre o veículo;
  OLX/Anúncio 
  • Insira as fotos do automóvel. No caso das categorias de veículos, é possível incluir até 20 fotos. Isso pode ser feito tanto usando o botão que ativa diretamente a câmera ou selecionando as imagens da galeria;
  OLX/Reprodução 
  • Após a foto, o título é o elemento mais atrativo do anúncio do carro. Crie um título mais direto possível, exibindo algum detalhe, como configuração, estado de conservação (seminovo), garantia, acessório de destaque embutido (como carregador), dentre outros elementos;
  OLX/Reprodução 
  • Ao preencher a descrição, coloque-se no lugar do comprador e pense quais informações e detalhes você gostaria de saber se fosse adquirir o veículo;
  • Insira a categoria e valor do automóvel. Preencha as informações obrigatórias e os campos de marcações técnicas, como ano, modelo, câmbio e tipo de combustível.
  OLX/Reprodução 

Como aparecem as características do veículo no aplicativo ou site

  • Inclua o CEP da sua localização;
  • Faça uma revisão do conteúdo, imaginando se quem irá visualizar o anúncio dispõe de todas as informações necessárias para avaliar o veículo à venda;
  • Finalize clicando no botão “Enviar anúncio”. Assim que o anúncio estiver ativo na plataforma, o vendedor receberá um e-mail de notificação da OLX. A veiculação será disponibilizada em até 24 horas.
  OLX/Reprodução 

Dicas extras para vender um carro online com segurança

Só entregue o veículo depois que o pagamento for confirmado. E no caso de optar por pagamento em conta bancária, confira imediatamente se o valor foi depositado no aplicativo do banco – mesmo quando receber o comprovante por e-mail ou mensagem.

Confirme sempre os seus dados bancários com o comprador, averiguando que o pagamento será feito em seu nome, e negocie diretamente com quem vai comprar. Desconfie de compradores que apenas intermediam a negociação.

Se a proposta for de lojas de seminovos, não esqueça de checar o CNPJ e a legalidade do funcionamento do estabelecimento.

E antes de mostrar seu veículo seminovo e fechar a venda, procure saber quem é o comprador interessado. A OLX, por exemplo, disponibiliza informações do perfil, como o tempo de cadastro na plataforma e se já tem as devidas verificações de identidade.

De preferência, vá junto com o comprador ao cartório e só faça a transferência do veículo com a confirmação do pagamento.

Gostou do conteúdo? Então, continue acompanhando o TecMundo para manter-se atualizado sobre tecnologia, saúde e entretenimento dentro do universo tech. Até mais!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.