Comprar ou alugar carro em 2022: o que vale mais a pena?

4 min de leitura
Imagem de: Comprar ou alugar carro em 2022: o que vale mais a pena?
Imagem: Freepik

Já tem algum tempo que o preço dos combustíveis segue em crescimento no Brasil. Em meio à crise, muitos serviços foram impactados, incluindo os famigerados carros de aplicativo, que tiveram um aumento significativo no valor das corridas, bem como uma baixa no número de motoristas parceiros.

Além disso, os preços dos veículos seminovos também sofreram alterações, fazendo que a maioria dos consumidores ficasse em dúvida sobre investir em algum automóvel ou recorrer às locadoras quando necessário.

Dessa forma, elaboramos um texto completo com vantagens e desvantagens das duas opções. Continue a leitura e confira!

(Freepik/Reprodução)(Fonte: Freepik/Reprodução)Fonte:  Freepik 

Quais são as vantagens e as desvantagens de ter um carro próprio?

Em linhas gerais, comprar um carro pode ser muito vantajoso no quesito praticidade e conforto. Afinal, depender apenas dos horários do transporte público e dos preços dinâmicos de carros de aplicativos, pode ser incômodo para muitas pessoas.

Junto a isso, com seu próprio veículo é possível transportar cargas diversas, como malas, compras de supermercados e afins. Sem contar a facilidade em acomodar toda a família com maior segurança em viagens.

No entanto, lembre-se de que optar por comprar um automóvel gera alguns encargos diariamente, mensalmente e anualmente. Veja alguns deles:

  • é necessário fazer o abastecimento para que ele possa se locomover sem grandes problemas nas vias públicas — a menos que você escolha um carro elétrico;
  • conforme os meses vão passando, serviços como seguro são cobrados;
  • todos os anos devem ser pagos tributos ligados à propriedade — como o imposto sobre a propriedade de veículos automotores (IPVA) —, além de regularização dos documentos.

(Freepik/Reprodução)(Fonte: Freepik/Reprodução)Fonte:  Freepik 

A alta do preço da gasolina, por exemplo, pode impactar diretamente a economia de uma família, sobretudo se a maioria das atividades cotidianas necessitar de deslocamentos com um automóvel.

O  trânsito caótico das grandes cidades também merece destaque como uma desvantagem em adquirir um carro. Além de eventuais acidentes e multas, que não podem deixar de ser citados aqui.

Assim, se cabe em sua rotina a utilização de um automóvel apenas em ações pontuais, talvez seja melhor optar pelo aluguel de um veículo nas locadoras disponíveis em sua cidade.

Quanto custa e como funciona o aluguel de carros?

Existem companhias especializadas em aluguel de carros, sabia? A maioria delas opera de forma interestadual, ou seja, oferecem serviços em localidades diferentes para que as pessoas possam viajar com seus automóveis e devolvê-los em outras regiões.

Os preços do aluguel podem variar, pois dependem do tipo de carro, consumo de combustível e tempo de uso. Sem contar que os modelos oferecidos pelas locadoras são bem variados. O que é ótimo, não é mesmo?

Geralmente, quanto mais tempo um veículo estiver locado, mais barato será o desconto aplicado no preço final. Contudo, é preciso devolvê-lo em perfeitas condições e com o tanque cheio, pois outros consumidores devem pegá-lo dessa mesma forma.

Leia tambémAlta do petróleo e crise na Europa vão acelerar investimentos nos elétricos

Vale lembrar que para a locação ser bem sucedida é necessário deixar algumas garantias na empresa, como um limite de cartão de crédito alto para eventuais cobranças de danos.

E claro, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do motorista será analisada antes de fechar qualquer negócio. Isso porque a companhia de aluguel de carro precisa confirmar que os dados estejam de acordo com as normas de trânsito brasileira. Essa é uma forma de manter a segurança de todos os envolvidos nos trâmites do serviço.

(Freepik/Reprodução)(Fonte: Freepik/Reprodução)Fonte:  Freepik 

Sendo assim, a desvantagem do aluguel está majoritariamente no preço e condições de locação, incluindo garantias e abastecimento. Porém, as vantagens podem compensar, pois todos os pormenores do veículo, como seguro, impostos e afins, não ficam sob a responsabilidade dos consumidores.

Além disso, é possível fazer trocas constantes de veículos. Há relatos de motoristas de aplicativos que utilizam carros alugados durante o trabalho, visto que no final das contas, os preços compensam. Desse modo, é importante fazer cálculos para saber se isso também condiz com a sua realidade.

Os melhores serviços para quem deseja alugar um carro

Na era digital, há a possibilidade de solicitar o serviço de locação por meio da internet, viu? Seja no ambiente web, seja em aplicativos específicos para isso. Abaixo, listamos as opções mais bem avaliadas pelos internautas, cujas companhias garantem conforto e praticidade durante todo o processo. Confira:

Rentcars

Com um aplicativo oferecido para os sistemas operacionais Android e iOS, entre as ferramentas ofertadas está um comparador de preços, que reúne diversas locadoras na sua região. Assim, fica mais fácil saber onde é mais vantajoso alugar um veículo.

MoObie

Outro aplicativo que apresenta uma boa variedade de ferramentas é o MoObie, também disponível para dispositivos iOS e Android. Há um recurso particularmente interessante, no qual os consumidores podem entender melhor qual tipo de locação que procuram. Assim, fica mais fácil avaliar preços e ofertas em locadoras.

Unidas

Por fim, também recomendamos o Unidas – app que pode ser baixado em Android e iOS –, que também compara o preço das locadoras e ainda permite que as transações ocorram diretamente em sua plataforma, seja para pagamento à vista, seja para pagamento parcelado.

(Freepik/Reprodução)(Fonte: Freepik/Reprodução)Fonte:  Freepik 

Gostou do conteúdo? Então continue acompanhando o TecMundo para saber de todas as novidades do mundo da tecnologia.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.