Impressora 3D constrói a 1ª casa de dois andares do tipo nos EUA

1 min de leitura
Imagem de: Impressora 3D constrói a 1ª casa de dois andares do tipo nos EUA
Imagem: PERI

Uma casa de dois andares com 376 m2 está tomando forma em uma rua nos arredores de Houston. A princípio, a construção passaria despercebida a não ser por um detalhe: trata-se da primeira residência de dois pavimentos construída por uma impressora 3D nos EUA.

Outra novidade é que a casa de três quartos está sendo construída seguindo um design híbrido que combina uma estrutura de madeira com concreto. O material, pouco comum na região, está sendo introduzido para fazer face aos furacões, fortes tempestades e demais eventos climáticos que têm se tornado comuns naquele local do Texas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Falando à Reuters, a cofundadora do estúdio de design HANNAH, Leslie Lok, explicou: “No projeto desta casa, não pensamos apenas nas plantas baixas gerais e, você sabe, no uso, mas também projetamos o caminho de impressão real, como a impressora imprimirá, onde começa e onde termina”.

Como foi impressa em 3D a casa de dois andares?

Roberto Montemayor, gerente de projetos da PERI 3D Construction, que está construindo o imóvel em parceria com a HANNAH e a construtora CIVE, afirmou que a edificação da casa é bem parecida com os trabalhos feitos por impressoras 3D de mesa. As diferenças — além do peso de 12 toneladas de sua impressora — é que "os cartuchos" aqui são abastecidos de concreto.

De acordo com Lok, como a impressora se encarrega do trabalho pesado de colocar as camadas de concreto, há menos trabalhadores no canteiro de obras. “É um processo de construção muito mais rápido e também requer apenas quatro a cinco pessoas no local para imprimir uma casa inteira", disse ela à agência de notícias.

A entrega da obra está prevista para o segundo semestre de 2023. Os construtores estão animados com a perspectiva da escalabilidade da nova técnica, para construir residências multifamiliares de forma rápida e econômica.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.