O que esperar da CES 2023?

4 min de leitura
Imagem de: O que esperar da CES 2023?
Imagem: CES/Divulgação

O ano de 2022 já chegou praticamente ao fim, e depois de tantos lançamentos importantes, não dá para negar que foi um grande ano para os fãs de tecnologia. No entanto, para provar que esse mundo nunca dorme, logo no começo de janeiro, entre os dia 5 e 8, será realizada CES 2023 (Consumer Electronics Show), a maior feira de tecnologia do planeta.

Pensando nessa data bem importante, o TecMundo separou os principais tópicos que já estão confirmados para aparecer no evento, bem como o que devemos esperar da feira, como anúncios e novos smartphones, notebooks, processadores, placas de vídeo, TVs e mais.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Vale ressaltar que por conta da covid-19, diversas marcas deixaram de comparecer ao evento nas duas últimas edições, então podemos esperar grandes novidades nas próximas semanas.

Intel

s  Intel/divulgação 

A Intel é uma figurinha carimbada da CES, e em 2023 não poderia ser diferente. Após a companhia anunciar os processadores de 13ª geração Raptor Lake em setembro, a principal expectativa é que a empresa revele a chegada desses processadores para dispositivos portáteis durante a feira.

Vazamentos recentes praticamente confirmam esses anúncios. Logo no dia 3 de janeiro, a Intel realizará uma conferência para anunciar as linhas Raptor Lake-H e HX, de alta performance; Raptor Lake-P e U, intermediários; e a linha Alder Lake-N, para aplicações de baixo consumo energético.

Além disso, é esperado que novas placas de vídeo dedicadas da Intel, as Arc Alchemist, sejam anunciadas. O modelo mais recente, a Arc A770, tem sido bem elogiado nos últimos meses.

AMD

s  AMD/divulgação 

Olhando para a concorrente, ao que tudo indica a AMD não deve fazer uma grande apresentação na CES 2023, porém, também realizará uma apresentação própria para anúncios no dia 4 de janeiro.

Os processadores Ryzen 7000, recém-lançados no mercado global, devem dar as caras nos notebooks durante as próximas semanas. Além disso, é esperado que a empresa revele placas de vídeo voltadas ao segmento portátil para suceder a linha Radeon 6000.

Já no mundo dos desktops, existem mais rumores do que confirmações. A empresa pode anunciar a vindoura Radeon RX 7700 XT, placa de vídeo intermediária e de custo reduzido, além da nova geração de processadores com tecnologia V-Cache.

Nvidia

s  NVIDIA/divulgação 

A Nvidia deve sediar uma apresentação no dia 3 de janeiro, e a principal aposta fica por conta do anúncio da RTX 4070 Ti. A placa, originalmente, deveria ser a cancelada RTX 4080 de 12 GB, anunciada na revelação das GPUs Ada Lovelace em setembro.

A única dúvida que nos resta é sobre o preço. A RTX 4080 12 GB foi anunciada por US$ 899 (R$ 4.650), mas com a mudança de nome há uma tendência para que esse valor seja um pouco reduzido.

Além disso, outro vazamento indica que a companhia deve revelar ao menos cinco placas de vídeo dedicadas para notebooks: RTX 4050, 4060, 4060, 4070 e a RTX 4080 Ti, como a topo de linha da geração.

Samsung

s  Samsung/divulgação 

A Samsung geralmente é um dos principais centros da CES, e embora não haja muita especulação concreta do que a fabricante sul-coreana irá levar para a feira, podemos esperar inovações em TVs QD-OLED, produtos para casa conectada, novos monitores, e talvez, novos smartphones.

A respeito dos novos Galaxy S23, a CES provavelmente não será palco de anúncio desses dispositivos. Historicamente, a Samsung sedia um evento próprio nas primeiras semanas de fevereiro para realizar a revelação, porém, podemos ter algum teaser do que está por vir.

LG

s  CoinDesk/divulgação 

A LG é uma companhia que sempre está no radar da CES, e em 2023 deve manter o foco no mercado de televisões. É esperado que a companhia revele novas telas 4K e 8K, assim como novas tecnologias de displays. A marca deve anunciar as novas linhas de Smart TV A3, B3 e C3, com tecnologia OLED.

Nos últimos anos, a LG também se destacou no cenário de casa conectada, portanto, não seria surpresa ver apresentações dedicadas para produtos como condicionadores de ar, purificadores, aspiradores de pó, geladeiras e afins.

Sony

d  Sony/divulgação 

A Sony não participou ativamente das últimas edições da CES, e neste ano a companhia deve permanecer mais tímida na feira. Não há informações sobre os anúncios da gigante japonesa no evento, mas todas as fichas apostam em anúncios de novas televisões.

JBL

d  JBL/divulgação 

Outra presença confirmada na edição de 2023, a JBL também não deu grandes informações sobra quais produtos irá apresentar, porém, se seguir o passo dos últimos anos, podemos esperar inovações em áudio, novas caixas de som e fones de ouvido topo de linha.

Outras empresas

Outras companhias também sediam suas próprias apresentações no evento, como é o caso da Acer, HP, Lenovo, Dell e Asus. O principal foca dessas empresas é anunciar novos notebooks, tablets, acessórios, periféricos, e monitores, geralmente voltados ao mercado corporativo ou ao segmento gamer.

A indústria automotiva também deverá realizar apresentações durante a CES 2023. Empresas como Ford, Audi, Bosch, Stelantis e Sony Mobility devem revelar conceitos e novidades para os próximos anos, além de possíveis novos veículos que podem chegar em breve ao mercado.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.