Greve nos aeroportos gera atraso em voos no Brasil

1 min de leitura
Imagem de: Greve nos aeroportos gera atraso em voos no Brasil
Imagem: Shutterstock

A greve dos aeronautas entrou no segundo dia, nesta terça-feira (20), podendo causar novos atrasos em voos partindo de aeroportos de várias cidades do Brasil, como aconteceu ontem (19). A categoria protesta pedindo reajustes salariais e melhores condições de trabalho.

Pilotos, copilotos e comissários voltaram a suspender as atividades entre as 6h e as 8h desta terça, depois que as negociações com as companhias aéreas não tiveram um desfecho positivo. E os primeiros atrasos do dia já foram registrados em alguns aeroportos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Como relata a Folha de S.Paulo, pelo menos 10 voos estavam atrasados e dois foram cancelados em Congonhas, na capital paulista, antes das 7h. Em Guarulhos, também na região de São Paulo, havia três decolagens em atraso por volta das 7h20, enquanto em Brasília (DF) foi registrado um atraso até as 7h.

As paralisações podem afetar as viagens programadas para o Natal e/ou réveillon, caso continuem.As paralisações podem afetar as viagens programadas para o Natal e/ou réveillon, caso continuem.Fonte:  Shutterstock 

No primeiro dia de greve nos aeroportos, as paralisações afetaram viagens que partiriam de 17 localidades, pelo menos. E a expectativa é de que o movimento continue nos próximos dias, se não houver acordo entre os profissionais e as empresas aéreas, podendo dificultar os deslocamentos durante as festas de fim de ano.

O que a categoria pede?

De acordo com o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), a categoria pede a recomposição salarial pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), ganho real acima da inflação e a definição dos horários de início das folgas. Manutenção da convenção coletiva e o cumprimento dos limites do tempo em solo entre etapas de voos também estão entre as reivindicações.

Por sua vez, o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA) apresentou uma proposta com reajuste de 100% do INPC nos salários fixos e variáveis mais 0,5% de aumento real a incidir sobre diárias nacionais, seguro, piso salarial, vale-alimentação e multa por descumprimento da convenção. Os trabalhadores recusaram o acordo.

Com a decisão de continuar em greve, a mobilização deve voltar a ocorrer entre as 6h e as 8h nos aeroportos de Congonhas, Guarulhos e Viracopos (SP), Galeão e Santos Dumont (RJ), Confins (MG), Brasília (DF), Porto Alegre (RS) e Fortaleza (CE).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.