Danilo Doneda, referência em LGPD, morre aos 52 anos

1 min de leitura
Imagem de: Danilo Doneda, referência em LGPD, morre aos 52 anos
Imagem: Ricardo Matsukawa/Divulgação NIC.br

Morreu neste domingo (4), o advogado e professor Danilo Doneda, uma das principais referências em proteção de dados no Brasil, tendo participado nas discussões sobre o Marco Civil da Internet, além de coordenar a redação do Anteprojeto de Lei de Proteção de Dados, a base da Lei Geral de Proteção de Dados, em vigor desde setembro de 2020.

Doneda lutava contra um câncer de intestino descoberto há três meses e, aos 52 anos, deixa a esposa e três filhos. Ele atuava como conselheiro da Autoridade Nacional de Proteção de Dados e da Privacidade e membro do Conselho Diretor da International Association of Privacy Professionals (IAPP), além de ser professor no Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O especialista trabalhava com foco em segurança digital desde o início dos anos 2000, influenciando discussões sobre o assunto em diversos países da América Latina. O velório aconteceu na tarde desta segunda-feira (5) em Curitiba.

Legado de Doneda

Danilo Doneda em Comissão de Proteção de Dados da OAB-RSDanilo Doneda em Comissão de Proteção de Dados da OAB-RSFonte:  Instagram 

Entre outros marcos na carreira de Doneda, que era doutor em direito pela UERJ, estão as passagens como docente em universidades como FGV (Fundação Getulio Vargas), Uni Brasil e PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio).

Respeitado em toda a comunidade, recebeu diversas homenagens. O IDP, CGI.br e o ministro Gilmar Mendes foram algumas das instituições e personalidades que expressaram seus sentimentos aos entes queridos. Em nota, a OAB Paraná declarou que "a advocacia e a sociedade brasileira perdem uma referência brilhante".



smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.