Mercado 2030: como se preparar para as profissões do futuro?

2 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: Mercado 2030: como se preparar para as profissões do futuro?
Imagem: TecMundo

Não há como negar que o tempo passa depressa. Basta piscarmos para que um ano termine e outro comece. Desse modo, não é tão difícil pensar que falta pouco para que o ano de 2030 finalmente esteja batendo na porta, não é mesmo? Nesse sentido, é possível argumentar que muitas pessoas já estão pensando nas profissões que serão tendência no futuro.

Dentro desse contexto, podemos citar o Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), que já vem oferecendo suporte para essas novidades e tendências. De acordo com especulações, o mercado no futuro precisará ter profissionais competentes na resolução de problemas complexos que podem envolver uma ou mais áreas do conhecimento, indo além de problemas individuais.

Quer saber mais sobre esse assunto? Confira logo abaixo!

Profissões do futuro: interdisciplinaridade e inovação são encontradas no IMT

A área de tecnologia busca se renovar constantemente, apresentando novas soluções para problemas antigos por meio da interdisciplinaridade, isto é, do desenvolvimento de diversas áreas a partir de determinadas questões do cotidiano.

Embora os especialistas ainda sejam muito eficazes na resolução de problemáticas, cada vez mais observa-se que, na indústria, é necessário ter um conhecimento mais amplo.

Assim, o mercado consegue ter mais flexibilidade em todos os sentidos, trazendo inúmeros benefícios para as empresas, pois os colaboradores terão a capacidade de se comunicar com mais pessoas.

No Instituto Mauá de Tecnologia, a interdisciplinaridade já é uma realidade em seus cursos de graduação. Segundo a professora Ana Paula Serra, que atua nos cursos de engenharia de Computação e de TI, as "entidades" formadas pelos estudantes do IMT são organizadas para fazer pesquisas, desenvolver projetos e cooperar de alguma forma para a sociedade.

Estudantes do IMT contam com uma estrutura inovadora para praticar em suas áreas. (TecMundo/Reprodução)Estudantes do IMT contam com uma estrutura inovadora para praticar em suas áreas. (TecMundo/Reprodução)Fonte:  TecMundo 

“Temos dezenas de entidades [no Instituto], como a Dev Community, o Game Dev, Mauá Júnior, entre outras”, explicou a professora, que completa: “A ideia é que existam estudantes de vários cursos, como as diversas engenharias, administração e design, para trabalhar em projetos e pesquisas de forma bastante colaborativa”.

“Hoje, o mercado exige um profissional mais completo e que tenha uma visão de outras áreas”, disse Serra. A professora também falou sobre a existência de cursos específicos no IMT com projetos integradores interdisciplinares, nos quais, em todos os semestres, desde o primeiro, é necessário desenvolver ideias com desafios que passam por diversas áreas do conhecimento. “Em cursos que não possuem o projeto interdisciplinar, nós incentivamos [a participação em] atividades extracurriculares”, argumentou.

Em termos de estrutura, o IMT conta com mais de 120 laboratórios para que diversos tipos de aulas práticas aconteçam em todos os cursos. Além disso, essas aulas podem ocorrer desde o primeiro ano dos estudantes matriculados, que são conduzidos por professores muito conectados com a realidade do mercado de tecnologia.

Uma grande novidade do Instituto é que, durante a apresentação dos respectivos trabalhos de conclusão de curso dos estudantes, há um evento aberto à comunidade para que as empresas também possam conferir o que está sendo desenvolvido e pesquisado internamente de maneira inovadora.

IMT já está com as inscrições abertas para o Vestibular 2023. (TecMundo/Reprodução)IMT já está com as inscrições abertas para o Vestibular 2023. (TecMundo/Reprodução)Fonte:  TecMundo 

Desse modo, é perceptível como uma boa formação interdisciplinar pode ser essencial no desenvolvimento das profissões do futuro, não é mesmo? Principalmente por conta de algumas novidades que permeiam o mundo e estão cada vez mais presentes em nossa sociedade, como a tecnologia 5G, o metaverso, a Internet das Coisas, entre outros assuntos.

Portanto, não deixe de conhecer mais sobre o Instituto Mauá de Tecnologia. O Vestibular 2023 já está com suas inscrições abertas. Aproveite!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.