Ao longo de 2021, a Uber gerou um valor estimado de R$ 36 bilhões para a economia do Brasil, quantia que representa 0,4% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. A informação está no Relatório de Impacto Econômico da plataforma, divulgado nesta terça-feira (8).
Deste total, R$ 7 bilhões foram gerados em São Paulo (SP) e R$ 5,5 bilhões no Rio de Janeiro (RJ). O estudo, realizado pela consultoria britânica Public First, tem como base o valor repassado aos motoristas e seu impacto em cadeia para diversas outras atividades, incluindo a fabricação de automóveis, oficinas e seguradoras.
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Também foram avaliados os benefícios gerados para a mobilidade urbana, a partir da perspectiva de usuários, motoristas e a população em geral. Para 75% dos usuários, o app facilitou a volta para casa à noite, enquanto 66% deles disseram que a plataforma permitiu ir a lugares nos quais o transporte público não chegava.
79% dos paulistanos acreditam que apps de mobilidade ajudaram a reduzir a mistura álcool e direção.Fonte: Freepik
Sobre os motivos para usar a Uber, a segurança apareceu como o fator mais citado, principalmente no caso das mulheres (96%). Já para quem trabalha com o app de transporte, a flexibilidade de horário e a autonomia são os fatores mais relevantes (87%), uma vez que a maioria (78%) concilia o trabalho com outras atividades.
Economia de tempo
Economizar tempo foi outro fator citado pelos entrevistados. A pesquisa estima que as mais de 6,7 bilhões de viagens realizadas entre 2014 e 2021, incluindo as entregas do Uber Flash, tenham proporcionado mais de 250 milhões de horas de economia para os usuários, seja ao enviar uma encomenda ou no banco do passageiro.
O relatório indica ainda que a quantidade de usuários da Uber no Brasil é de 30 milhões de pessoas em 2022, a maior desde a estreia do app no território nacional, superando os números anteriores à pandemia.
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