Transição de governo: o que é e como funciona

2 min de leitura
Imagem de: Transição de governo: o que é e como funciona
Imagem: Agência Brasília

A cada quatro anos, os eleitores brasileiros têm o direito de votar para escolher seus representantes. Em um estado democrático, é natural, inclusive, que haja alternância de poder, isto é, quando governantes com linhas ideológicas divergentes têm a chance de comandar o país.

Por conta dessa possibilidade, foi criada a Lei 10.609/2002, que permite ao candidato eleito a criação de uma comissão composta por até 50 pessoas para realizar a chamada transição de governo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A praça dos Três Poderes, localizada em Brasília, abriga o Palácio do Planalto, o Supremo Tribunal Federal e o Congresso Nacional do Brasil. (Wikimedia Commons/Reprodução)A praça dos Três Poderes, localizada em Brasília, abriga o Palácio do Planalto, o Supremo Tribunal Federal e o Congresso Nacional do Brasil. (Wikimedia Commons/Reprodução)Fonte:  Wikimedia Commons 

Quer saber mais sobre esse assunto, visto que essa questão vem ocorrendo justamente nesse momento em nosso país? Confira logo abaixo neste texto do TecMundo!

Transição de governo: entenda como ela funciona no Brasil

Além da Lei 10.609/2002, assinada pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, há também o Decreto 7.221/2010, que enfatiza o período em que essa transição de governo deve ocorrer.

Neste caso, ela se inicia no primeiro dia útil após a confirmação do resultado da eleição apurado nas urnas e só acaba com a posse do novo presidente eleito. No Brasil, a posse geralmente acontece sempre no primeiro dia do ano seguinte ao da eleição.

Assim, nesse sentido, a transição atual de governo, iniciada nesta semana, deve terminar apenas em janeiro de 2023. Isto posto, é preciso entender como essa transição acontece na prática, já que uma comissão de até 50 pessoas pode cuidar de todos os detalhes para o novo presidente.

Essa equipe tem como objetivo principal saber como está o funcionamento de todos os órgãos e entidades, como ministérios, estatais e secretarias, que compõem a administração pública federal. Boa parte desses órgãos e entidades estão localizadas na capital Brasília (DF), logo, cabe à equipe estar presente nessa mesma cidade durante todo o período de transição.

É possível ainda que o coordenador da transição de governo solicite à Casa Civil um local específico para que as reuniões entre as partes aconteçam sem grandes complicações.

As últimas transições de governo tiveram como sede o Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília. (TripAdvisor/Reprodução)As últimas transições de governo tiveram como sede o Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília. (TripAdvisor/Reprodução)Fonte:  TripAdvisor 

Além de garantir o bom andamento do processo, essa figura, delegada pelo presidente eleito, também tem o dever de se informar em todos os sentidos, com as autoridades competentes, sobre as contas públicas, o orçamento do ano seguinte e os projetos em andamento.

Para que não haja omissão, a Lei 10.609/2002 e o Decreto 7.221/2010 instituem que os atuais responsáveis por todos os órgãos e entidades sejam obrigados a fornecer todas as informações requisitadas e também aquelas que forem julgadas importantes. Durante o período, fica atribuída à Casa Civil do atual governo estar à disposição para oferecer infraestrutura, apoio técnico e suporte administrativo sempre que necessário.

Ao longo do processo de transição, todos os membros da equipe são remunerados, com salários variando entre R$ 2.701,46 a R$ 17.327,65 tendo em vista os cargos ocupados dentro da comissão. Esses cargos temporários devem ser extintos em até dez dias da posse do presidente eleito.

A transição de governo promove mais organização e transparência à administração pública. (Freepik/Reprodução)A transição de governo promove mais organização e transparência à administração pública. (Freepik/Reprodução)Fonte:  Freepik 

Vale ressaltar que, junto de respaldar e reconhecer formalmente o resultado das eleições, a transição de governo também deixa tudo mais organizado para o início do trabalho do novo presidente, obtendo mais transparência sobre aquilo que é público e que pode ser consultado por todos os cidadãos brasileiros.

Gostou do conteúdo? Então continue ligado aqui no TecMundo para saber mais sobre todos os assuntos que geram dúvidas na internet.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.