Lula é eleito presidente do Brasil com 50,90% dos votos

2 min de leitura
Imagem de: Lula é eleito presidente do Brasil com 50,90% dos votos
Imagem: Getty Images
Avatar do autor

Equipe TecMundo

O segundo turno das eleições de 2022 foi realizado neste domingo (30) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito o novo presidente do Brasil. O candidato competia com o atual presidente Jair Messias Bolsonaro (PL), que não conseguiu à reeleição para o cargo — algo inédito desde a redemocratização.

Com 100% das urnas já apuradas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Lula obteve cerca de 60,3 milhões de votos e foi eleito com uma porcentagem de 50,90%. Já Bolsonaro teve uma parcela de 49,10% dos votos, cerca de 58,2 milhões. Brancos e nulos somaram cerca de 5,7 milhões.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

TSE

Como exibem os números, esta foi a eleição com o resultado mais apertado desde a redemocratização, com uma diferença de aproximadamente 2 milhões de votos. Para que um candidato seja eleito seguindo a legislação, é necessário receber pelo menos 50% e mais um voto.

Biden e Macron reagem à vitória de Lula

Logo após o resultado divulgado pelo TSE, algumas figuras importantes da política internacional parabenizaram Lula pela vitória. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, lançou um comunicado oficial dando parabéns ao novo presidente e elogiando o processo eleitoral brasileiro.

"Envio meus parabéns a Luiz Inácio Lula da Silva pela vitória em uma eleição livre, justa e digna de confiança. Espero que possamos trabalhar juntos e manter a cooperação entre nossos dois países nos próximos meses e nos anos que virão", diz o comunicado da Casa Branca.

O presidente da França, Emmanuel Macron, também lançou um posicionamento ainda ontem (30). O chefe de estado disse que a eleição de Lula é um novo capítulo da história do Brasil e deve reaproximar as nações. "Juntos, vamos unir nossas forças para enfrentar os muitos desafios comuns e renovar o vínculo de amizade entre nossos dois países."

Com a vitória, Luiz Inácio Lula da Silva se torna presidente do Brasil pela terceira vez. Ele já assumiu o poder no Brasil em 2002 e também em 2006. O terceiro mandato de Lula, que terá Geraldo Alckmin (PSB) como vice, começa em 1° de janeiro de 2023, indo até o final de 2026.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.