Fundo de Bill Gates investirá em adaptação às mudanças climáticas

1 min de leitura
Imagem de: Fundo de Bill Gates investirá em adaptação às mudanças climáticas
Imagem: Breakthrough Energy

A Breakthrough Energy Ventures (BEV), o fundo de investimento criado por Bill Gates em 2015 para financiar inovações em energia sustentável, anunciou na semana passada (19) uma mudança no foco em seus negócios. A empresa passará a investir em empresas que criem soluções para se adaptar a um mundo mais quente e úmido.

Anunciada durante o Breakthrough Energy Summit realizado em Seattle nos EUA, a novidade promete criar um fundo para investir em startups verdes que, em vez de mitigar apenas os efeitos das mudanças climáticas, possa ampliar o escopo para incluir a adaptação ao problema.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

“É hora de começar a aceitar a realidade e que não seremos capazes de fazer isso rápido o suficiente, o navio é muito grande, é muito difícil de pilotar”, afirmou Eric Toone, empresário e inventor, que representa metade do comitê de investimento da BEV. A outra metade, o empresário Carmichael Roberts concorda: "Demora um pouco para o planeta esfriar [...] Essa é a dura realidade e a motivação – que estamos ficando sem tempo".

Em quais setores Bill Gates passará a investir?

Fonte: Breakthrough Energy/Reprodução.Fonte: Breakthrough Energy/Reprodução.Fonte:  Breakthrouhgh Energy 

Parafraseando o professor John Holdren, consultor científico do presidente Obama, Toone afirmou que "temos basicamente três opções: mitigação, adaptação e sofrimento”. Como a mitigação não vai acontecer rápido o suficiente e o sofrimento é inaceitável, "nós ficamos com a adaptação", diz o conselheiro da BEV.

Dessa forma, os recursos financeiros deverão se concentrar em se adaptar a realidades adversas existentes, como, por exemplo, ajudar agricultores e comunidades a conviver com secas cada vez mais comuns e implacáveis. Isso inclui a instalação de painéis hídricos, que convertem luz do sol e ar em água. 

Até agora, o dinheiro da Breakthrough vinha apoiando centenas de projetos de mitigação pró-clima, como armazenamento de energia de longa duração, alternativas à carne, edifícios verdes, aço criado com menos uso de energia, entre outros redutores de emissões.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.