BC atualiza ranking de bancos com mais reclamações; veja lista

1 min de leitura
Imagem de: BC atualiza ranking de bancos com mais reclamações; veja lista
Imagem: Shutterstock

O Banco Central (BC) divulgou nessa quinta-feira (20) a lista atualizada dos bancos com mais reclamações recebidas pela autarquia, referente ao terceiro trimestre de 2022. O ranking agora é liderado pelo BTG Pactual/Banco Pan, que no início do ano ocupava a terceira posição.

Conforme a autoridade monetária, o ranking de reclamações do BC leva em conta a quantidade total de queixas recebidas durante o período, as consideradas procedentes e o número de clientes da instituição financeira. Quanto maior a pontuação, pior é o desempenho do banco.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Entre julho e setembro, o BTG Pactual/Banco Pan alcançou 76,14 pontos, após receber 1.559 reclamações consideradas procedentes, oriundas de um universo de 20,4 milhões de correntistas. A pontuação apresentou um aumento considerável, lembrando que a empresa obteve 68,20 pontos na listagem do segundo trimestre.

Problemas com cartão de crédito estão entre as principais queixas dos correntistas.Problemas com cartão de crédito estão entre as principais queixas dos correntistas.Fonte:  Shutterstock 

Antigo líder do ranking de queixas do BC, o C6 Bank caiu para a segunda colocação, ao somar 50,78 pontos depois de receber 1.070 reclamações, em meio a 21,3 milhões de clientes. Fechando o pódio, surge o BMG, com 11,5 milhões de usuários, 46,87 pontos e 542 reclamações no período.

Veja a lista completa

De acordo com o BC, o ranking de bancos com mais reclamações no terceiro trimestre de 2022 é a seguinte:

  1. BTG Pactual/Banco Pan: 76,14 pontos
  2. C6 Bank: 50,18 pontos
  3. BMG: 46,87 pontos
  4. Inter: 36,81 pontos
  5. Santander: 28,54 pontos
  6. Bradesco: 25,18 pontos
  7. Mercado Crédito: 22,21 pontos
  8. Votorantim: 20,82 pontos
  9. Pagbank PagSeguro: 19,73 pontos
  10. Original: 17,35 pontos
  11. Caixa Econômica Federal: 17,19 pontos
  12. Neon: 15,59 pontos
  13. Itaú: 14,40 pontos
  14. BB: 12,64 pontos
  15. Nubank: 9,76 pontos

A autoridade monetária também divulgou quais foram os problemas que mais geraram reclamações sobre bancos entre os meses de julho e setembro. Neste quesito, as irregularidades relativas aos cartões de crédito ficaram em primeiro lugar, com 2.117 queixas, seguidas por problemas com cartão de débito, internet banking, credenciadora e operadora de crédito (1.199).

Em terceiro lugar, aparece a oferta ou prestação de informação sobre crédito consignado, que teve 950 reclamações. Irregularidades relacionadas a operações de crédito, exceto consignado (918), e problemas com o Pix, envolvendo dificuldade para solicitar ou realizar devolução (675), fecham o top 5.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.