Usuários de várias instituições financeiras estão reclamando nesta quinta-feira (29) que não estão conseguindo fazer um Pix. A transferência instantânea parece afetar serviços do Itaú, Nubank, Caixa, Banco do Brasil, iti e PicPay.
De acordo com o Down Detector, os sistemas do próprio Banco Central estão passando por instabilidade, o que pode explicar o problema. O site mostra que as reclamações começaram a subir por volta das 10h (horário de Brasília).
Nossos vídeos em destaque
Os mapas de falhas mostram que regiões de Fortaleza, Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Salvador e Recife estão entre as mais afetadas.
)
Reclamações no Twitter
Como sempre acontece, muita gente canalizou a reclamação no Twitter, perguntando o que estava acontecendo. Perfis oficiais de bancos como o Itaú reconheceram a instabilidade no sistema. Confira, abaixo, publicações sobre o tema:
— Igor Fernandes (@IgorFer88141919) September 29, 2022Pix Banco do Brasil fora do ar..
Pix Safra fora do ar...
— angelo marcos (@angelom91037795) September 29, 2022
— marcelo (@deadfriendl) September 29, 2022.@itau ajeita esse pix irmã tenho contas pra pagarrrr
— Ronny Lacerda SCCP (@RonnyLacerda) September 29, 2022Fiz dois pagamentos por PIX agorinha e está com instabilidade o PIX ..
— Itaú com a torcida ? (@itau) September 29, 2022Oi. Tudo bem? Estamos com uma indisponibilidade momentânea para realização de PIX, mas não se preocupe, o nosso time responsável já está trabalhando para resolver isso. Faz assim, tenta realizar novamente mais tarde, pode ser?
— aquela da maçã (@aidentoeva) September 29, 2022fui fazer uma transferência e está avisando que o pix tá fora do ar, tem que fazer transferência igual os povos antigos faziam via TED ou DOC
— Bia Oliveira (@beatrizolivari) September 29, 2022Pix fora do ar , transferência fora do ar o que está acontecendo @nubank @Bradesco @BancodoBrasil ?
— Don Malka (@DwwanCerqueira) September 29, 2022Pix tá fora do ar mesmo, @nubank ?
— Nubank (@nubank) September 29, 2022Estamos passando por uma oscilação, mas não precisa se preocupar, nosso time está empenhado para corrigir isso.
Causas
Não se sabe se há correlação, mas o Down Detectar também estava apontando uma instabilidade nos serviços da Amazon Web Services (AWS), a plataforma de computação em nuvem da Amazon. Como centenas de serviços utilizam os servidores da AWS, é possível que as falhas estejam relacionadas.
No caso da AWS, o site de status do serviço informou que uma correção foi feita por volta das 11h. “Entre 5h56 PDT (9h56 de Brasília) e 6h46 PDT (10h46 de Brasília), observamos um aumento nas taxas de erro e latências que afetam vários serviços e o Console de gerenciamento da AWS na região SA-EAST-1. A rede EC2 e as instâncias EC2 existentes não foram afetadas por este evento. O problema foi resolvido e o serviço está funcionando normalmente”, informa a atualização.
O TecMundo entrou em contato com os bancos e com o Banco Central para verificar a causa da falha e se há previsão para normalização completa do Pix. Nenhuma instituição entrou em detalhes sobre a causa dos problemas. Confira, abaixo, os posicionamentos:
Banco Central
O Banco Central informou, por nota, que os "sistemas estão funcionando normalmente".
Nubank
O Nubank lamentou o ocorrido e informou que as operações estão sendo normalizadas.
Banco do Brasil
O Banco do Brasil disse que as operações estão em normalidade.
PicPay
"O PicPay informa que a indisponibilidade na plataforma geral de dados utilizada pelas instituições bancárias afetou o processamento de transações via Pix de todo o mercado na manhã desta quinta-feira, 29. A companhia desligou o sistema por alguns minutos até que a situação fosse restabelecida. No momento, o serviço está operando normalmente", diz a nota do PicPay na íntegra.
Caixa
A Caixa informou que "o seu serviço de Pix" está operando normalmente nesta data (29/09)".
*Matéria atualizada em 29/09/2022, às 15h, com as notas do Banco Central, Banco do Brasil, Nubank, PicPay e Caixa.
)
)
)
)
)
)
)