Starlink anuncia serviço de internet via satélite para aviões

1 min de leitura
Imagem de: Starlink anuncia serviço de internet via satélite para aviões
Imagem: Unsplash

A Starlink vai disponibilizar internet via satélite para os passageiros de aviões, como revelou a companhia na quarta-feira (18). Com a novidade, a promessa é de que os viajantes possam aproveitar conexão de alta velocidade para diversas tarefas.

Batizado de “Starlink Aviation”, o novo serviço oferecido pela empresa de Elon Musk deverá entregar velocidade de download de até 350 Mbps nas aeronaves equipadas com o Aero Terminal. A baixa latência, de apenas 20 ms, foi outra característica destacada no anúncio.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Esses números representam um grande avanço em relação aos serviços de internet a bordo disponíveis. Nos aviões com o sistema que utiliza as estações em terra, a velocidade média é de 10 Mbps, enquanto naqueles com a opção por satélite ela varia de 30 Mpbs a 100 Mbps, como lembra o The Verge.

Utilizando a Starlink nas aeronaves, os passageiros terão acesso a “streaming, chamadas de vídeo, jogos e muito mais a qualquer altitude”, de acordo com a subsidiária da SpaceX. Além do Aero Terminal, o kit de aviação Starlink inclui dois pontos de acesso sem fio e cabos e uma fonte de energia.

Cobertura global

A cobertura é um dos problemas da internet oferecida nos aviões, que em alguns casos só funciona quando a aeronave sobrevoa determinadas regiões. Mas de acordo com a Starlink, seu sistema terá sinal disponível em qualquer lugar, seja durante o taxiamento, a decolagem, o voo sobre terra e oceanos ou o pouso.

“Como os satélites estão se movendo na órbita terrestre baixa, eles estão sempre acima ou próximos para fornecer um sinal forte em altas latitudes e regiões polares — ao contrário dos satélites geoestacionários”, explicou a marca.

A companhia aérea JSX, que opera nos Estados Unidos e atingiu 100 Mpbs em um teste recente, quer ser a primeira a estrear a internet via satélite para aviões da Starlink, ainda em 2022. Outra que tem acordo fechado é a Hawaiian Airlines, com funcionamento previsto para 2023.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.