Como investir na bolsa de valores? Entenda!

3 min de leitura
Imagem de: Como investir na bolsa de valores? Entenda!
Imagem: Freepik

A grande maioria não sabe como investir na bolsa de valores. Afinal, esse não é um conhecimento ensinado nas escolas e pode, até mesmo, ser visto como algo “perigoso” por pessoas mais leigas no assunto.

A verdade é que, se feito da maneira correta, um investidor tem total liberdade de garantir recursos a partir de pouco dinheiro. E sabe do melhor? Sem grandes complicações!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Assim, é preciso estudar para não acabar cometendo erros que podem custar muito caro para o bolso. Entender conceitos básicos, como commodity e Ibovespa, é um bom primeiro passo, bem como conferir o conteúdo deste artigo que vai ensinar como investir na bolsa de valores do zero. Veja!

O que é uma ação da bolsa de valores?

Uma ação representa uma pequena porção de uma determinada empresa.Uma ação representa uma pequena porção de uma determinada empresa.Fonte:  Freepik 

Antes de falarmos sobre a bolsa de valores, é preciso entender o que é uma ação negociada nesse ambiente.

Uma ação nada mais é do que um título que representa uma parte de uma empresa – como das muitas companhias de tecnologia que conhecemos. Ao adquirir uma ação, o investidor se torna proprietário daquela porção da organização (um sócio, portanto), beneficiando-se dos lucros e da valorização do negócio.

As empresas geralmente vendem ações para financiar projetos, angariar fundos e também permitir que outras pessoas participem do desenvolvimento e crescimento da organização ao longo do tempo.

Afinal, o que é a bolsa de valores?

Aquela imagem de um grande salão com pessoas gritando é coisa do passado.Aquela imagem de um grande salão com pessoas gritando é coisa do passado.Fonte:  Freepik 

A bolsa de valores é o ambiente onde as ações são negociadas, ou seja, são vendidas e compradas. No passado, a bolsa era de fato um lugar físico, um grande salão em que as pessoas tentavam fechar um negócio.

Hoje ela opera de forma totalmente digital, oferecendo um ambiente seguro para que as ações sejam fechadas de maneira eficiente e justa.

Esse mesmo sistema digital serve para armazenar as ações que são negociadas entre os investidores e as empresas. A B3 é a Bolsa de Valores do Brasil, anteriormente conhecida como BM&F Bovespa.

A bolsa de valores brasileira, ao contrário do que muitos podem pensar, é uma das mais modernas no mundo, permitindo que as pessoas negociem ações de forma segura.

Como investir na bolsa de valores?

Um dos primeiros passos é abrir uma conta em uma corretora de valores.Um dos primeiros passos é abrir uma conta em uma corretora de valores.Fonte:  Freepik 

Para negociar uma ação na bolsa de valores, é preciso seguir alguns passos simples. E é exatamente neste momento que muitas pessoas desanimam. Todavia, não percebem que os tempos mudaram e hoje o que parecia complicado se tornou algo extremamente simples.

O primeiro passo para investir na bolsa é abrir uma conta em uma corretora de valores. Essas empresas fazem o meio de campo entre o investidor e o ambiente de negociação de ações, sendo algo necessário para quem quer entrar nesse mercado.

Como escolher uma corretora de valores?

Esse é um assunto bastante amplo, mas vamos resumir a decisão em 4 aspectos principais:

  • Permissão para operar: antes de mais nada, verifique se a empresa possui todos os certificados necessário para atuar na bolsa;
  • Infraestrutura adequada: em seguida, busque entender se a corretora tem condições de oferecer o serviço que promete;
  • Atendimento de qualidade: ser bem atendido e é essencial para que o relacionamento entre corretora e investir seja bem-sucedido;
  • Baixos custos: por fim, verifique quais são as taxas cobradas pela corretora nas mais diversas operações financeiras.

Depois de abrir a sua conta em uma corretora, você já estará praticamente apto a começar a investir. Tudo o que você precisa fazer é se familiarizar com o sistema de operações, fazer o seu depósito em sua conta e enviar o seu pedido de negociação.

É verdade que essa "pequena ação" contempla uma série de passos que parecem ser complexos demais para serem explicados em tão poucas palavras. Mas a realidade é que investir na bolsa é realmente algo simples. O “difícil” é saber o que se está fazendo!

Qual é o mínimo para investir na bolsa?

Para a surpresa de muitas pessoas, não existe valor mínimo para investir na bolsa de valores. Algumas ações podem custar até mesmo alguns centavos de real, embora elas possam ser negociadas no que é chamado de lote padrão – um pacote contendo 100 ações.

Mais importante do que saber com quanto é possível começar, é compreender quais ações devem ser negociadas. E esse é um conhecimento aprendido depois de muito tempo de estudo e da adoção de uma estratégia eficiente para operar na bolsa de valores.

E você, já investe na bolsa de valores? Sabia que não faz muito tempo que a B3 passou a negociar o bitcoin como um de seus ativos? Vale a pena conferir!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.