Real Digital: primeiras unidades da criptomoeda chegam nesta semana

1 min de leitura
Imagem de: Real Digital: primeiras unidades da criptomoeda chegam nesta semana
Imagem: Getty Images/TecMundo

O real digital não deve demorar muito a chegar. Ainda esta semana, o Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas (LIFT), do Banco Central (BC), pretende criar a versão da moeda nacional como criptomoeda estável, ou stablecoin.

A informação foi divulgada por Ronaldo Lemos, colunista do jornal Folha de São Paulo. Segundo ele, dois participantes do LIFT participaram da conferência Meridian, na Itália, sobre aplicações práticas da tecnologia de blockchain e criptomoedas. Um deles disse ao colunista que os primeiros reais digitais serão criados nesta quinta-feira (20).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O dinheiro de papel, que já foi deixado de lado após o Pix, deve ficar ainda mais obsoleto.O dinheiro de papel, que já foi deixado de lado após o Pix, deve ficar ainda mais obsoleto.Fonte:  Marcello Casal Jr/Agência Brasil 

Caso seja mesmo uma stablecoin, o real digital terá valor atrelado ao real já conhecido pelos brasileiros. Mesmo como criptoativo, ele já nasce dentro dos regulamentos do BC e atende aos requisitos aplicados no setor financeiro.

Essa versão do dinheiro não precisa ficar depositada em instituições financeiras, fazendo com que os usuários não necessitem de uma conta em banco. O real digital pode ser comprado, vendido e usado como meio de pagamento globalmente.

O LIFT é a plataforma de lançamento de inovações com potencial transformador. É bom lembrar ainda que o BC já criou o Pix, modalidade de transferência digital e instantânea sem custos para pessoas físicas, há quase dois anos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.