Estou com o título irregular, posso votar nas Eleições 2022?

3 min de leitura
Imagem de: Estou com o título irregular, posso votar nas Eleições 2022?
Imagem: Prefeitura de Camaraubata/Reprodução

Cerca de 156 milhões brasileiros estão aptos para votar nas Eleições 2022, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No entanto, alguns eleitores podem estar com título irregular, o que impede de ter o direito de votar para Presidente, Governador, Senador, Deputado Federal e Deputado Estadual no próximo domingo (2).

Como o voto é obrigatório para pessoas alfabetizadas acima de 18 anos e menores de 70 anos, quem não está regular com a Justiça Eleitoral pode ficar impedido de emitir passaporte ou carteira de identidade, participar de concursos públicos, renovar matrícula em instituições públicas de ensino superior, além de multa e outras restrições.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Como saber se o eleitor está apto a votar?

(Fonte: TSE/Reprodução)(Fonte: TSE/Reprodução)Fonte:  TSE/Reprodução 

Todos os eleitores que estão com título regular podem votar nas Eleições 2022 no dia 2 de outubro. Já quem está com o título irregular, seja por motivo de cancelamento ou suspensão, não poderá exercer o direito ao voto este ano.

Para consultar a situação do título de eleitor, basta acessar o site do TSE e procurar a opção "Eleitor e Eleições" no topo do site e depois “Situação Eleitoral” na aba "Título de Eleitor". Uma página será aberta para que seja informado o nome ou CPF do eleitor. Após clicar em enviar, a plataforma do órgão eleitoral informará a regularidade ou não do título de eleitor.

Caso o título estiver suspenso, provavelmente o eleitor tem uma multa em aberto. A situação deve ser regularizada com o pagamento da penalidade, que pode ser realizado por PIX ou cartão de crédito. Se o título estiver cancelado, a situação é mais complicada e o eleitor não poderá exercer o direito ao voto nas Eleições 2022.

Tem como tirar o título de eleitor depois do prazo?

(Fonte: Prefeitura de Sento Se/Divulgação)(Fonte: Prefeitura de Sento Se/Divulgação)Fonte:  Prefeitura de Sento Se/Divulgação 

O prazo para emitir, regularizar ou transferir o título de eleitor venceu no dia 4 de maio, uma vez que a legislação eleitoral determina que isso deve ser realizado em até 150 antes do dia da eleição. Se o eleitor perdeu esse prazo, infelizmente, não poderá votar nas Eleições 2022.

Para não perder a chance de escolher os representantes na próxima eleição, a situação pode ser regularizada a partir do dia 8 de novembro. No entanto, só poderá votar nos candidatos a vereador e prefeito nas Eleições 2024.

Caso o título do eleitor esteja regular, mas ele não possua o documento em mãos, é possível emitir uma segunda via eletrônica (o e-Título), baixando o aplicativo do TSE na Google Play Store ou App Store.  Contudo, o cidadão pode votar apenas com um documento oficial, como RG ou carteira de trabalho.

Quem não votou na última eleição pode votar?

A legislação eleitoral determina que quem não votou na última eleição e não justificou a ausência não poderá votar até que seja paga uma multa. De acordo com o TSE, os eleitores também ficam impedidos de concorrer a concurso público, emitir passaporte e carteira de identidade, entre outras coisas.

No entanto, por conta da pandemia em 2020, essa penalidade foi suspensa e quem não votou nas eleições municipais, poderá exercer o direito do voto nas Eleições 2022. A suspensão também vale para a perda dos direitos civis, como a emissão de documentos e participar de licitações públicas.

Com a medida, o TSE busca priorizar a segurança sanitária dos eleitores e evita o aumento de pessoas comparecendo nos cartórios eleitorais para justificarem a ausência ou pagarem a multa por não terem votado. A suspensão das penalidades ainda precisa ser ratificada pelo Congresso Nacional.

Como conseguir a certidão de quitação eleitoral?

(Fonte: TSE/Divulgação)(Fonte: TSE/Divulgação)Fonte:  TSE/Divulgação 

A certidão de quitação eleitoral é o uma comprovação oficial de que o eleitor não está com pendências junto à Justiça Eleitoral. O documento permite que o cidadão exerça todos os seus direitos de forma plena.

A certidão é necessária para votar, receber remuneração ou financiamento de órgãos públicos, fazer matrícula em instituições públicas de ensino, entre outros, além dos outros casos citados anteriormente.

O documento é emitido de forma gratuita e pela internet. Para tanto, é necessário acessar o site do TSE, procurar a opção “Certidões” e selecionar “Certidão de Quitação Eleitoral”. Então, basta preencher os dados pessoais para a emissão do comprovante.

Veja seu local de votação com antecedência

Votar faz parte do exercício da cidadania, mas pode ser prejudicado pelas mudanças. Em muitas cidades, a Justiça Eleitoral alterou o local de zonas e seções. Para evitar perder o diretor de votar nas Eleições 2022, é importante conferir com antecedência o local de votação e simular o voto na urna eletrônica.

Gostou do conteúdo? Então, continue de olho no site do TecMundo para ficar por dentro de outras matérias sobre as Eleições 2022. Bom voto!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.