Como imprimir o título de eleitor para votar nas Eleições 2022?

2 min de leitura
Imagem de: Como imprimir o título de eleitor para votar nas Eleições 2022?
Imagem: TRE-RJ/Divulgação

Imprimir o título de eleitor para votar nas Eleições 2022 será necessário para quem não tem o documento oficial em mãos ou não quer levar o celular para o local de votação. 

Vale lembrar que, neste ano, o eleitor deverá entregar o smartphone ao mesário no momento do voto, pois o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) proibiu gravar imagens da urna eletrônica.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Para votar, é necessário ter um documento oficial, como a carteira de identidade, a carteira nacional de habilitação (CNH), o passaporte, a carteira de trabalho, o e-Título impresso ou no celular. Caso contrário, será impedido de ter acesso à cabine de votação. 

Pensando nisso, veja a seguir o passo a passo de como ter o título impresso e não perder a oportunidade de votar.

Como imprimir o título de eleitor em casa?

imprimir título de eleitorPágina de Autoatendimento do Eleitor

Qualquer pessoa com título de eleitor ativo pode imprimi-lo de forma gratuita por meio do Autoatendimento do eleitor, na página do TSE. O documento tem um QR code que garante, oficialmente, a validade das informações.

Veja, a seguir, como imprimir o e-Título para votar nas Eleições 2022.

  1. Acesse a página oficial do TSE (www.tse.jus.br).
  2. Escolha a opção "Autoatendimento do Eleitor".
  3. Insira seus dados pessoais (número do título e do CPF, data de nascimento e nome dos pais).
  4. Clique em “Fazer o download” para baixar o PDF ou no ícone da impressora para imprimir.

O próprio site do TSE disponibiliza o tutorial oficial de como imprimir o Título de Eleitor em casa. Vale a pena conferir!

Quem pode tirar o título de eleitor?

imprimir título de eleitorUrna Eletrônica nas Eleições 2022

O título de eleitor pode ser solicitado por qualquer brasileiro a partir dos 16 anos, precisando apenas do documento de identidade (RG). A partir dos 18 anos, o voto passa a ser obrigatório e a falta de uma justificativa impede o cidadão de emitir passaporte, participar de concursos públicos e editais, entre outros. Já quem tem mais de 70 anos está isento das penalidades.

O documento foi criado com a Lei Saraiva (1881) para permitir ao eleitor escolher os “funcionários do povo”, como presidente, senador, deputado federal ou deputado estadual. Apesar de instituir o voto direto para todos os cargos, a legislação permitia apenas o voto de homens, e só daqueles que eram alfabetizados.

Apenas a partir de 1933 as mulheres puderam votar e serem votadas. No entanto, o sufrágio universal, para todos os brasileiros maiores de idade, inclusive analfabetos, só foi garantido na Constituição de 1988.

Vote certo nas Eleições 2022

No dia 2 de outubro, acontece o primeiro turno das Eleições 2022. No título de eleitor, constam informações importantes, como zona eleitoral e seção de votação. Portanto, certifique-se previamente de que não houve mudança de endereço para não perder tempo no dia de votar. 

Não se esqueça também de decorar ou anotar os números de seus candidatos. Para mais conteúdos sobre as Eleições 2022, tecnologia, ciência e entretenimento, continue de olho aqui no TecMundo!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.