Eleições 2022: com quais documentos você pode votar

2 min de leitura
Imagem de: Eleições 2022: com quais documentos você pode votar

O 1º turno das eleições 2022 acontece no próximo domingo, 2 de outubro. Para realizar o voto, além de ter os números dos candidatos decorados ou anotados em um papel, os eleitores devem se identificar com documentos oficiais para terem acesso à urna de votação. 

Por isso, saber quais documentos são aceitos é importante para não ser barrado ao chegar na zona eleitoral. Desse modo, no intuito de ajudar nossos leitores, listamos todas as opções aceitas. Confira abaixo! 

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

1. RG

Documentos nas eleições 2022Registro Geral (RG)

O Registro Geral (RG), também muito conhecido como carteira de identidade, é o principal documento de identificação do Brasil. Para a votação, é importante que este esteja em um bom estado físico, apresentando foto e informações pessoais de forma clara.

2. Carteira de Motorista

Documentos nas eleições 2022Carteira Nacional de Habilitação (CNH)

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) também pode ser utilizada como forma de se identificar durante as eleições de 2022. O documento com foto, popularmente conhecido como carteira de motorista, deve ser apresentado na forma física ou virtual por meio do app Carteira Digital de Trânsito.

3. Carteira de trabalho

Documentos nas eleições 2022Carteira de Trabalho

A carteira de trabalho é um documento obrigatório na hora de prestar serviços profissionais sob o regime de Controle das Leis de Trabalho (CLT) em todo o território nacional. Por ter foto e conter informações pessoais, como nome e data de nascimento, a carteira também pode ser apresentada para se identificar na hora de votar.

4. Passaporte

Documentos nas eleições 2022Passaporte 

O passaporte é um documento de viagem que identifica o viajante em diversos países. Além de ter informações pessoais, o documento conta com uma série de mecanismos de segurança para impedir de ser facilmente falsificado por criminosos. Durante as eleições 2022, ele é um dos documentos que podem ser apresentados pelos brasileiros.

5. Certificado de Reservista

Documentos nas eleições 2022Certificado Reservista

O Certificado de Reservista, conhecido também como Certificado de Dispensa de Incorporação, comprova que o cidadão foi dispensado do serviço militar no qual ele se alistou. O documento conta com foto e informações pessoais do indivíduo, permitindo que ele também possa ser utilizado na hora de votar.

6. e-Título

Documentos nas eleições 2022e-Título

O e-Título é uma versão digital do título de eleitor, que pode ser gerado ao baixar o aplicativo de mesmo nome em seu smartphone. Para que ele possa ser utilizado durante a votação, é preciso que o cidadão já tenha cadastrado a biometria na Justiça Eleitoral e coletado uma foto no local, permitindo ao app realizar a identificação.

Caso o e-Título não apresente foto ao ser gerado, é preciso levar outro documento com foto à zona eleitoral.

7. Identidade funcional

A carteira de identidade funcional serve para identificar pessoas em suas atividades profissionais, como servidores públicos e outras classes trabalhistas.

Assim como o RG, o documento tem validade em todo o território nacional e pode ser utilizado como forma de se identificar na hora das votações.

Eleições 2022: posso votar com a certidão de nascimento?

Atualmente, certidões de nascimento e de casamento não podem ser utilizadas na hora da votação. Isso porque esses documentos não apresentam fotos do indivíduo, impossibilitando que sua identificação seja realizada. 

Assim, para evitar qualquer tipo de problema, é preciso estar munido com um dos documentos descritos. Vale a pena lembrar que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda permite que documentos com fotos possam ser utilizados mesmo se estiverem vencidos, já que eles continuam constando dados e informações importantes do cidadão. 

Então, suas dúvidas foram respondidas? Aproveite para compartilhar o conteúdo em suas redes sociais e deixar todos os amigos e familiares atualizados sobre as Eleições 2022.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.