Como usar tecnologias na busca por emprego?

3 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: Como usar tecnologias na busca por emprego?

A tecnologia mudou drasticamente a forma como fazemos uma série de atividades. Com os aplicativos de mensagem, a comunicação ficou mais rápida e eficiente, já os serviços de streaming são os responsáveis por popularizar o consumo de conteúdo sob demanda e facilitar o acesso ao entretenimento, assim como o acesso a muitos outros serviços.

Mas e a busca por um emprego? Como essa atividade foi impactada pela tecnologia?

Embora a procura por uma nova oportunidade de trabalho pareça não precisar de uma “revolução”, esse processo mudou muito nos últimos anos. 

Ficou para trás o tempo em que as pessoas iam até a empresa com o seu currículo impresso na mão para entregar ao responsável pela contratação — mesmo que esse modo ainda seja utilizado.

A tecnologia trouxe inovação e praticidade tanto para candidatos como para contratantes, melhorando a forma de encontrar a vaga dos sonhos. A seguir, explicamos como isso tem acontecido e as inovações que estão contribuindo na procura por uma vaga de trabalho ou de recolocação profissional.

Candidatura rápida e automatizada

cathoInscrever-se online às vagas de emprego online traz mais comodidade e facilita a jornada do candidato. (Fonte: Freepik/Reprodução)

Se no passado não muito distante era necessário se deslocar e levar o currículo até a empresa, é possível fazer isso de forma rápida, fácil, sem sair de casa, como por e-mail e até mesmo via WhatsApp, sempre prestando atenção para não cair no golpe do falso emprego

Existe ainda a praticidade e agilidade de plataformas que foram desenvolvidas para ofertar vagas, facilitando a busca por oportunidades. 

A Catho é um exemplo que busca sempre oferecer soluções inovadoras aos candidatos. A tradicional empresa, fundada em 1977, focada em recolocação de profissionais, se atualizou ao longo dos anos trazendo a tecnologia na busca por um lugar no mercado de trabalho.

Ela oferece diversas funções para conectar candidatos e contratantes e facilitar o encontro da vaga perfeita. Uma dessas funcionalidades acessíveis aos assinantes do Plano Profissional conta com o sistema de autoenvio de currículos, que torna todo o processo ainda mais simples.

Nesse sistema, o candidato preenche o curriculum vitae (CV) e configura as vagas que tem interesse. A Catho, então, analisa os dados do CV e das vagas correspondentes por meio da tecnologia de inteligência artificial (IA), e envia os currículos automaticamente todos os dias, fazendo uma combinação perfeita entre o profissional e a oportunidade.

O match dos sonhos

cathoA tecnologia ajuda a conectar quem procura um emprego com quem oferece.(Freepik/Reprodução)

A tecnologia também ajuda as empresas e os candidatos a s encontrarem. Sistemas de busca eficientes permitem filtrar as vagas por cargo, região, salário e habilidades, fazendo um match perfeito entre quem procura e quem oferece uma oportunidade de trabalho.

A Catho também se destaca nesse sentido, oferecendo a função Combina com Você para os assinantes do plano profissional. Com ela, as vagas ideais para o perfil do candidato são sinalizadas dentro da plataforma, aumentando a chance de uma boa candidatura e a eficiência na hora do envio do CV.

Cada vez mais preparado

cathoA oferta de cursos online ajuda na formação de candidatos. (Gettyimages/Reprodução)

Outra área em que a tecnologia atua é ajudando os candidatos a se prepararem para a vaga desejada. O sistema de educação online, por exemplo, conta com cursos e formações diversas, permitindo que milhares de alunos estudem sem precisar sair de casa.

Já a Catho oferece um recurso interessante: com a assinatura dos Planos Básico e Profissional, a plataforma mostra quais são as empresas e os recrutadores que estão visualizando o CV do usuário. 

Com essa função chamada Quem te viu, o candidato — ao perceber que o currículo está sendo buscado, mas não há convites para entrevistas — tem a oportunidade de buscar mais capacitações para buscar pontos de melhoria no currículo, bem como mantê-lo sempre atualizado para aumentar as suas chances de conseguir um emprego.

Destaque em meio à multidão

cathoA tecnologia também ajuda aqueles que querem se diferenciar dos concorrentes. (Gettyimages/Reprodução)

Como falamos anteriormente, não é apenas a criatividade que pode fazer um candidato se destacar no meio de uma grande concorrência. A tecnologia também pode ajudar e muito nisso.

Com a função “Saia na Frente” da plataforma Catho, os usuários dos Planos Básico e Profissional têm  prioridade nas vagas recém-publicadas, que só são liberadas para os outros usuários 24 horas depois de serem anunciadas.

Já a funcionalidade Você em Destaque permite que os assinantes dos Planos Básico e Profissional fiquem em destaque para os recrutadores que acessam o sistema. Dessa forma, o candidato aumenta as chances de ter o seu CV visualizado para uma oportunidade de emprego.

Isso significa mais exclusividade na hora de se candidatar, potencializando ainda mais a chance de ser convidado para uma entrevista.

--

De que outras formas você diria que a tecnologia ajuda na busca por emprego? 

Sentiu interesse em conhecer os planos e as outras vantagens de ser um assinante da plataforma Catho? Então visite este link para saber mais.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.