YouTube anuncia Creator Music com venda de músicas para vídeos

1 min de leitura
Imagem de: YouTube anuncia Creator Music com venda de músicas para vídeos
Imagem: YouTube

O YouTube anunciou nessa terça-feira (20), durante seu evento ao vivo Made on, uma ferramenta destinada a ajudar os criadores que utilizam músicas em seus vídeos. O Creator Music, agora em teste beta, foi apresentado como “um novo destino no YouTube Studio”, com um catálogo crescente de músicas para utilização em vídeos longos.

Dentro do novo espaço, os criadores poderão navegar, pesquisar e eventualmente comprar licenças de músicas de alta qualidade a preços acessíveis, tudo negociado em termos simples. Dessa forma, eles conseguirão manter o seu potencial de monetização, ganhando o mesmo que ganham atualmente em vídeos sem música, e com este recurso extra.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Mas, para os criadores que não quiserem adquirir uma licença antecipada de música, será oferecida a opção de usar as músicas que desejar, e compartilhar a receita com o artista da faixa e os detentores dos direitos autorais. Com o Creator Music, o YouTube está na verdade simplificando um processo até hoje complicado de encontrar músicas de apoio para conteúdos de vídeos.

Como funcionará o Creator Music do YouTube?

Fonte: YouTube/Divulgação.Fonte: YouTube/Divulgação.Fonte:  YouTube 

De acordo com a explicação apresentada no evento, quando um criador decide usar uma música que não é sua em um vídeo, ele precisa abrir mão de todas as receitas de anúncio para o dono da licença da música. Com isso, as músicas comerciais não são normalmente usadas nos vídeos da plataforma, coisa que o YouTube pretende mudar.

Com o Creator Music, o criador não terá mais de repassar sua receita inteira ao detentor dos direitos da música que usou, pois ela poderá ser comprada diretamente e depois compartilhada. Ou os dois criadores, do vídeo e da música celebrarão uma “revenue share”, no qual a monetização é dividida entre as partes.

Isso significa que, com o Creator Music, teremos grandes parcerias entre criadores e artistas, mais músicas novas nas playlists, mais destaque para os músicos e grana para os criadores.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.