YouTube vai monetizar vídeos do Shorts a partir de 2023

2 min de leitura
Imagem de: YouTube vai monetizar vídeos do Shorts a partir de 2023
Imagem: 5./15 WEST/Getty Images

O YouTube anunciou nesta terça-feira (20) que criadores de conteúdo que fazem vídeos em formatos de Shorts receberão monetização. A partir do começo de 2023, os produtores de vídeos na vertical poderão participar do Programa de Parcerias do YouTube (YPP) quando alcançarem mil inscrições e 4 mil horas de exibição públicas válidas ou 10 milhões de visualizações em 90 dias.

Quem se inscrever terá acesso a todos os benefícios do programa, incluindo as várias opções de monetização, como anúncios em vídeos mais longos e o financiamento por fãs.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

“Esse novo nível do YPP com requisitos menos rigorosos possibilita o acesso antecipado a recursos de financiamento por fãs, como o Valeu Demais, o Super Chat, os Super Stickers e os Clubes dos canais”, explicou a plataforma.

A receita dos produtores dos Shorts virá de anúncios que aparecerão entre um vídeo e outro, e não nos vídeos em si. Esse dinheiro se acumulará e será usado para compensar os criadores e para ajudar a cobrir os custos relacionados ao licenciamento de músicas.

“Os criadores vão receber 45% dessa quantia geral, com base na contribuição de cada um para o total das visualizações de Shorts. A participação na receita vai continuar igual, mesmo se elas não usarem músicas nos vídeos”, comunicou o YouTube.

De acordo com a plataforma, a mudança é um novo capítulo na jornada de reconhecimento à criatividade no site e visa recompensar quem tem se dedicado a esse novo formato de conteúdo (que foi popularizado pelo TikTok). Nos últimos 3 anos, a empresa do Google pagou mais de US$ 50 bilhões (cerca de R$ 258 bilhões na cotação atual) a criadores de conteúdo, artistas e empresas de mídia.

Fundo monetário e licenciamento de músicas

Para possibilitar o pagamento aos novos youtubers de vídeos na vertical, a marca também anunciou a criação de um Fundo temporário de recompensas.

Esse fundo permitirá recompensar todos os participantes do YPP que compõem a experiência do Shorts, e não apenas as pessoas que tiverem anúncios antes ou depois dos vídeos, ressaltou a empresa.

O YouTube também divulgou uma novidade para licenciar as músicas que farão parte dos vídeos. O Creator Music será uma nova página do YouTube Studio para facilitar o acesso dos criadores de conteúdo a um catálogo cada vez maior de músicas que podem ser usadas também em vídeos mais longos.

O serviço, que está em testes nos Estados Unidos e será lançado globalmente em 2023, permitirá a compra de licenças de músicas em alta qualidade e com ótimo custo-benefício sem riscos para a monetização.

“Os YouTubers que não quiserem comprar uma licença com antecedência vão poder usar músicas e compartilhar a receita com os artistas e detentores de direitos da faixa”, salientou o site.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.