Fortaleza, Natal e Recife receberão o 5G a partir de segunda (5)

1 min de leitura
Imagem de: Fortaleza, Natal e Recife receberão o 5G a partir de segunda (5)
Imagem: Phaelnogueira/Getty Images

A Anatel anunciou hoje (1º) que as prestadoras que adquiriram a faixa de 3,5 GHz na licitação do 5G poderão ativar estações em Fortaleza (CE), Natal (RN) e Recife (PE) na próxima segunda-feira (5).

De acordo com a entidade, Claro, Tim e Vivo deverão ter no mínimo 63 estações de 5G ativadas no Recife, 33 em Natal e 102 em Fortaleza até 28 de novembro, prazo que está nas obrigações contratuais.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O 5G SA (Standalone), também chamado de “puro”, já está disponível nas cidades de Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Palmas (TO), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Paulo (SP) e Vitória (ES).

5G

Além de downloads e uploads que podem ser até 10 vezes mais rápidos do que o 4G, o 5G oferece baixa latência (que é muito útil para jogos online) e melhores conexões para a indústria. Especialistas também argumentam que a novidade será muito benéfica para a popularização dos dispositivos inteligentes que automatizam a casa.

Para usar a conexão, é necessário que o cliente tenha um dispositivo compatível. No site da Anatel, já são registrados 83 modelos de smartphones diferentes, sendo 28 da Samsung, 17 da Motorola, 10 da Xiaomi e 9 da Apple, por exemplo.

5G nas outras capitais

Todas as capitais brasileiras deveriam habilitar o 5G até 30 de setembro. Contudo, em 18 de outubro, o Conselho Diretor da Anatel decidiu postergar a data de liberação da rede rápida.

Por causa do atraso na entrega de equipamentos, a liberação do 5G para as capitais foi adiada para 28 de outubro. A decisão afetou: Aracaju, Maceió, Teresina, São Luís, Campo Grande, Cuiabá, Porto Velho, Rio Branco, Macapá, Boa Vista, Manaus e Belém.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.