Herdeiro da Samsung, preso por corrupção, ganha indulto na Coreia

1 min de leitura
Imagem de: Herdeiro da Samsung, preso por corrupção, ganha indulto na Coreia
Imagem: Getty Images

Nesta sexta-feira (12), o vice-presidente e herdeiro da Samsung, Lee Jae-yong, recebeu um indulto do governo sul-coreano para ajudar na recuperação econômica do país. O bilionário de 54 anos foi condenado pelos crimes de suborno e peculato, chegando a cumprir 18 meses de prisão, tendo conseguido sua liberdade condicional em agosto do ano passado.

A decisão não é novidade para o governo sul-coreano, que possui certo histórico de "perdões em prol do desenvolvimento nacional". No caso em questão, a medida permitirá o retorno integral de Lee Jae-yong ao trabalho, atividade anteriormente restrita por cinco anos após o cumprimento de sua pena — estabelecida em dois anos e meio, no acordo original.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Ademais, outros três empresários, condenados por crimes similares, receberam indultos ao lado do herdeiro da Samsung. Nas palavras do Ministro da Justiça sul-coreano, Han Dong-yong, os recém-perdoados serão "reintegrados" e receberão a oportunidade de "contribuir para superar a crise econômica da Coreia do Sul", através do investimento na tecnologia e na criação de empregos para o país.

Decisão de grande impacto

Ao que parece, a Samsung e o governo sul-coreano estão na mesma página. A empresa afirmou em nota que investirá continuamente no país e criará "empregos para os jovens". Conforme denota o G1, a decisão é tão diplomática quanto estratégica, já que a fabricante de celulares representa sozinha cerca de 1/5 de todo o Produto Interno Bruto da Coreia do Sul.

Por outro lado, também é importante ressaltar que a gigante sul-coreana não sofreu baques com os problemas legais de Lee Jae-yong, declarando aumentos de até 70% nas margens de lucro no segundo trimestre deste ano. Sem surpresas, o segredo para o sucesso teria sido o crescente mercado de semicondutores, fortemente afetado pela popularização do trabalho remoto e pela pandemia da covid-19.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.