Starlink pode levar internet às escolas brasileiras ainda em 2022

1 min de leitura
Imagem de: Starlink pode levar internet às escolas brasileiras ainda em 2022
Imagem: Reprodução

Fábio Faria, ministro das Comunicações do atual governo, declarou hoje (11) que ainda está em busca de operadoras que oferecem conectividade via satélite para levar a tecnologia às escolas brasileiras. De acordo com ele, a solução do projeto Starlink, da SpaceX, é uma forte opção, já que estaria "adiantada".

A ideia é oferecer conectividade através de satélites nas escolas, principalmente em localidades remotas. Outras tecnologias, como 5G e fibra ótica, ainda passam por dificuldades ou limitações para alcançar essas regiões. "Não podemos esperar oito anos para chegar [a conectividade] na escola na Amazônia. Quando chegar a fibra, ligamos lá. Qualquer tipo de conexão é importante", disse o ministro.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Faria mencionou um processo licitatório relacionado à conexão satelital nas escolas, mas sem muitos detalhes. O que sabemos é que a Starlink vai participar da licitação e já estaria "formalizando". O que estaria faltando é a construção do gateway para o sistema em território brasileiro. No entanto, ele acrescentou: "Estão instalando neste mês, e em setembro vão inaugurar as primeiras escolas".

Mapa de disponibilidade Starlink na América do Sul. (Starlink)

O ministro das Comunicações disse que no próximo dia 22 de setembro participará da inauguração da "primeira escola que não tem energia elétrica, com uma antena de Internet do lado do painel solar", em parceria com o CPQD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações). Porém, não está confirmado que seja um serviço por satélite.

Além disso, nenhuma parceria do governo do Brasil com a Starlink foi oficializada até o momento.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.