5G 'puro' chega na próxima semana em Salvador, Goiânia e Curitiba

1 min de leitura
Imagem de: 5G 'puro' chega na próxima semana em Salvador, Goiânia e Curitiba
Imagem: Reprodução

Os testes da rede 5G pura (standalone) foram iniciados nessa terça-feira (9) nas cidades de Salvador, Goiânia e Curitiba. Segundo Moisés Queiroz, conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e presidente do Gaispi, com um bom desempenho dos testes, a rede será ligada na próxima terça-feira (16).

O anúncio, que seria realizado hoje, foi adiado para sexta-feira (12) durante a reunião da Gaispi — grupo responsável por fazer a limpeza da faixa por onde os sinais da internet móvel irão transitar — para assegurar os resultados dos testes da rede ao longo da semana.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

As cidades de Brasília, São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte e João Pessoa já possuem conexão via 5G de 3,5 GHz. Conforme a previsão da Anatel, é expetável que até o fim de agosto todas as capitais já possuam a rede liberada. Manaus e Belém são exceções devido a dificuldades logísticas e podem ter o prazo prorrogado por mais 60 dias.

Conexão 5G no Brasil

Podendo chegar a uma velocidade superior a 1 Gbps, existem atualmente apenas 81 modelos de celulares habilitados para a conexão 5G — dos quais apenas 59 estão aptos à rede pura (SA). Segundo as operadoras, a rede standalone registra uma velocidade média entre 300 a 400 Mbps.

Muitas cidades brasileiras hoje contam com a rede 5G DSS que utiliza a frequência do 4G, oferecendo velocidades entre 40 e 60 Mbps. O atual 4G varia entre 20 e 40 Mbps, dependendo da localidade e da quantidade de pessoas conectadas simultaneamente.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.