Blockchain games: o que são e como jogar?

2 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: Blockchain games: o que são e como jogar?

O mundo digital instituiu novidades em diversas áreas da sociedade. As criptomoedas, por exemplo, que funcionam como meio de troca dentro dessa ordem, são asseguradas por meio de criptografia ou pelo que ficou conhecido como blockchain, um sistema de registro de segurança cuja descentralização é a principal ferramenta.

Como o próprio nome determina, trata-se de uma corrente formada por blocos que registram as transações digitais na base de dados, ligando-as umas às outras. Curiosamente, a partir do blockchain, jogos digitais também foram criados, operando na própria rede de criptomoedas.

Assim, com as recompensas obtidas pelos participantes dentro de cada jogo, é possível fazer transações diretas sobre cada item adquirido, trocando-os sem grandes complicações por criptomoedas em um sistema já consolidado, como o blockchain. 

Descubra mais do mundo dos jogos integrados ao sistema blockchain. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Quer saber mais desse assunto? Confira logo abaixo!

Conhecendo os blockchain games

Em linhas gerais, esses jogos podem gerar rentabilidade sobretudo porque os participantes estão inseridos no sistema blockchain, que registra todas as vitórias e os ganhos. As recompensas podem ser trocadas até mesmo fora do ambiente digital do jogo, consistindo basicamente em criptoativos ou tokens não fungíveis (NFTs), o que inclui os avatares utilizados nas narrativas e partidas.

Por esse motivo, essa modalidade divertida tem feito bastante sucesso e se tornado tão popular, principalmente pela jogabilidade dos títulos, que são muito simples. Thetan Arena, por exemplo, é um jogo NFT de 2021 e se apresenta em uma arena multiplayer de batalha online na qual sempre há vencedores e cujas recompensas podem ser resgatadas dentro do próprio sistema.

Embora seja algo que ainda está ganhando forma, já é possível observar impactos na indústria dos games. Uma prova disso é que os desenvolvedores da franquia League of Legends (LOL) têm se interessado pelo modelo e estudado meios de se infiltrar no sistema de blockchain, visando, obviamente, atrair mais consumidores do mundo inteiro.

Jogadores podem gerar recompensas interessantes dentro da tecnologia de blockchain games. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Vale destacar que empresas grandes, como Epic Games, Ubisoft, Zynga, Riot Games, LOUD e Gala Games, também vêm se interessando por blockchain games e investindo na área. Com isso, o BIG Festival, um dos maiores eventos ligados a esports e video games, começou a dar mais visibilidade ao sistema e aos recursos, firmando uma parceria fundamental com a corretora de criptomoedas Ripio.

Neste ano, o evento aconteceu em São Paulo (SP) entre 7 e 10 de julho, apresentando um concurso dinâmico na programação para apoiar criadores de jogos independentes dentro do sistema. O Chamada Ripio de Jogos deu ao vencedor R$ 20 mil, suporte completo da empresa na integração ao blockchain e tokenização do projeto.

A participação da companhia também aconteceu por meio de painéis expositivos, incluindo uma conversa com especialistas sobre a importância dos blockchain games na contemporaneidade. 

 

Participação da Ripio no BIG Festival 2022 apresentou explicações ao público sobre o sistema blockchain. (Fonte: Ripio/Reprodução)

“Nosso objetivo é apresentar a tecnologia, mostrar as vantagens de desenvolver jogos na Blockchain para os developers, studios e jogadores. Mais do que isso, convidamos a comunidade gamer para avançar na criação de soluções em conjunto, resultando em uma indústria mais forte e dinâmica para atender às necessidades do futuro. A tokenização é o formato mais tradicional, mas a gama é muito maior, e é isso o que podemos ajudar a desenvolver”, afirmou Henrique Teixeira, Global Head of Business Development da Ripio

Gostou dessas novidades? Então não deixe de conhecer mais da Ripio agora mesmo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.