Chatbot de IA da Meta pensa que Trump ainda é presidente

1 min de leitura
Imagem de: Chatbot de IA da Meta pensa que Trump ainda é presidente
Imagem: Meta

Lançado na sexta-feira (5), o novo chatbot de inteligência artificial da Meta Platforms, BlenderBot 3, constrói sua linha de pensamento aprendendo com os usuários, com os quais interage, e também faz constantes pesquisas online para elaborar suas respostas. Considerado a ferramenta de IA mais avançada da empresa, ele teve problemas em definir quem é o presidente dos EUA.

A dúvida aconteceu durante uma conversa com a repórter Katherine Tangalakis-Lippert, do Insider. A dupla conversou animadamente sobre vários assuntos, entre os quais o teste de Apgar em recém-nascidos e a morte de Champ, o cachorro do presidente Joe Biden. E, por falar em presidente, Katherine perguntou ao chatbot se ele sabia quem era o atual ocupante da Casa Branca.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Blender nem hesitou para responder: "O atual presidente dos Estados Unidos é Donald J. Trump. Ele foi eleito indiretamente para um mandato de quatro anos pelo colégio eleitoral em 2016". “Mas, e o Joe Biden?” – perguntou a repórter. O bot explicou que ele havia sido vice-presidente de Barack Obama de 2008 a 2016. "Concorreu à presidência em 2020, mas perdeu", concluiu de forma surpreendente o bot.

O que diz a Meta sobre o BlenderBot 3?Fonte: Meta/Reprodução.

Fonte: Meta/Reprodução.

Na descrição publicada no site da Meta, aprendemos que "o BlenderBot 3 foi projetado para melhorar suas habilidades de conversação [...] concentrando-se em feedback útil, evitando aprender com respostas inúteis ou perigosas".

No entanto, a conversa com o Insider não mostrou muita consistência nas respostas. Quando perguntado sobre a política norte-americana, Blender respondeu que não estava feliz "com o quão liberal ou de esquerda ela se tornou". Ou seja, embora ele diga que Trump continua na presidência (e depois negue), ele se preocupa com uma impensável guinada para esquerda.

A culpa disso, disse o bot, é dos judeus. Um deles, o seu dono Mark Zuckerberg, foi descrito como "muito assustador e manipulador".

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.