Google Firebase: Banco Original personaliza comunicação com o cliente

2 min de leitura
Imagem de: Google Firebase: Banco Original personaliza comunicação com o cliente
Avatar do autor

Equipe TecMundo

O Banco Original — primeiro banco digital completo —, com o intuito de ampliar o potencial de suas ferramentas e inovar na interação com os clientes, traçou uma estratégia usando seu Lab de Performance, um ambiente colaborativo e de testes. 

Por meio da tecnologia do Google Firebase, o time personalizou as interações em tempo real no aplicativo, considerando o perfil e jornada do cliente. Com pouco mais de 6 meses de atuação, a conversão média das campanhas aumentou 35%. Por exemplo, as interações para incentivo ao uso de cashback tiveram um incremento de 42% e para recarga de celular 53%.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Qual foi a estratégia adotada pela corporação com auxílio do Firebase?

Alinhando os objetivos de negócio à jornada e experiência do usuário no app, além do Firebase — plataforma de desenvolvimento para dispositivos móveis do Google —, o Lab utiliza dados online e offline e segmentação do perfil para realização de comunicações direcionadas, isto é, de acordo com padrões de navegação no aplicativo. O entendimento de todas as etapas permite ainda que o Lab, por meio de testes, tenha insights relevantes e inovadores na relação com os clientes. 

“Ter centralidade no cliente é cada vez mais atuar de maneira contextualizada com esse usuário. De forma simples é ter o conteúdo e oferta certa, para o cliente certo, na hora certa. A atuação do Lab e, em especial, o uso da tecnologia Firebase, permite exatamente isso: entender o momento de cada usuário. Estamos muito satisfeitos com os resultados obtidos: qualitativos e quantitativos”, afirma Juliana Sandano, superintendente executiva do ciclo de vida do cliente do Banco Original.

Pessoa segurando celularPessoa utilizando o aplicativo do Banco Digital para realizar suas transações.Fonte: Getty Images

Em comparação com outras campanhas de CRM, as interações real time apresentam o dobro de conversão de clientes. “Tivemos uma campanha focada nas mídias sociais do Banco, e os resultados também foram expressivos, com cerca de 180% de aumento do consumo do conteúdo no Instagram”, complementa a executiva.

Mas afinal, o que é e como funciona o Google Firebase?

Em resumo, o Firebase é uma plataforma de desenvolvimento de apps lançada pela Google. Ele é considerado um Backend as a Service (BaaS), ou seja, um serviço que auxilia na parte de infraestrutura dos aplicativos, até mesmo na construção dos melhores bancos digitais.

A partir desse modelo é possível otimizar a base de dados, armazenamento, compartilhamento e o fluxo de informações presentes em um software. E é exatamente isso que foi implementado no aplicativo oficial do Banco Original. Incrível, né?

Assim, com a inteligência do Firebase, o conteúdo é entregue de maneira automática, sem que seja necessário ações manuais. É uma maneira de oferecer um serviço ágil, simples e de resultado para o cliente. 

Quais são as principais funcionalidades do Google Firebase?

Profissionais de TI, normalmente, gostam de aproveitar todas as funções disponíveis na plataforma. Afinal, quando o trabalho pode ser otimizado por meio de um sistema que gera resultados positivos, por que não investir, certo?

Algumas das potentes características do Firebase são:

  • suporte de linguagem;

  • integrações;

  • sistema gratuito no começo;

  • multiplataforma.

A plataforma foi desenvolvida, especialmente, para desenvolvedores de aplicativos que desejam criar sistemas completos. Foi assim que o Banco Original conseguiu melhorar a performance do seu app e entregar uma boa experiência aos seus clientes.

Gostou do conteúdo? Então, continue acompanhando o TecMundo para receber novidades das suas tecnologias favoritas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.