Petrobras inicia a montagem do supercomputador Pégaso

1 min de leitura
Imagem de: Petrobras inicia a montagem do supercomputador Pégaso
Imagem: Petrobras

A Petrobras anunciou na semana passada (13) que já iniciou a montagem de um novo supercomputador – o Pégaso – destinado a aprimorar técnicas de processamento de dados geofísicos e geológicos em novas prospecções. A máquina supera em capacidade os seus dois antecessores, o Dragão e o Atlas, até então considerados os dois maiores supercomputadores da América Latina.

Com um potencial de processamento “equivalente à soma de seis milhões de telefones celulares ou de 150 mil laptops modernos”, diz o comunicado, o Pégaso elevará a capacidade operacional da companhia de 42 para 63 Petaflops. Peta equivale a 10 elevado à 15ª potência, ou seja, 10 com quinze zeros. Flops (Floating-point Operations Per Second) é uma unidade de medida computacional.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

No mundo da computação de alto desempenho (HPC), quanto mais Petaflops, maior é a capacidade de processamento. O Dragão tem capacidade de 14 Petaflops e o Atlas, 8,9. O novo Pegaso, com seus 21 Petaflops, irá oferecer 678 terabytes de memória RAM e rede de 400 gbps, além de 2016 GPUs.

O que o Pégaso irá fazer na Petrobras?

Fonte: Petrobras/Divulgação.Fonte: Petrobras/Divulgação.Fonte:  Petrobras 

Para a Petrobras, o objetivo do investimento em HPC é conseguir gerar imagens da subsuperfície cada vez mais nítidas das áreas previamente mapeadas para exploração de petróleo e gás natural, acelerando o tempo de processamento dessas informações. Isso significa otimização da produção, maior recuperação das atuais reservas e maximização dos projetos exploratórios em andamento.

Para se ter uma ideia da extensão do Pégaso, basta dizer que foram necessários 32 caminhões para transportar as 30 toneladas de componentes até a sua locação em Vargem Grande, no Rio de Janeiro. Quando todos os racks estiverem montados, formarão uma fila que chegará a 35 metros de comprimento. O processo de montagem deverá ocorrer durante três meses, e o funcionamento pleno da máquina terá início, segundo as previsões, em dezembro.

De acordo com a Petrobras, "o Pégaso foi projetado e será implantado considerando-se também o critério de eficiência energética".

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.