Uber pagou US$ 100 mil por pesquisas positivas envolvendo app

1 min de leitura
Imagem de: Uber pagou US$ 100 mil por pesquisas positivas envolvendo app
Imagem: Tero Vesalainen (Shutterstock)

A Uber supostamente pagou o somatório de US$ 100 mil para pesquisadores acadêmicos prepararem um artigo que pudesse resultar em uma cobertura favorável da mídia para a empresa em 2015. O montante teria sido negociado com Augustin Landier, economista francês que foi ajudado pelo seu colega David Thesmar no trabalho.

A pesquisa pintava de maneira positiva o impacto econômico do modelo de negócios da Uber na França. O texto chamou a atenção do jornal Financial Times, e resultou em um artigo na publicação chamado "Uber: uma rota para fora das banlieues francesas" (em tradução livre).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O artigo incluía declarações de funcionários e usuários do serviço da Uber elogiando muito a empresa. Segundo o The Guardian, o texto circulou internamente na Uber, com executivos elogiando e aplaudindo o time responsável pelo processo que resultou nele.

Imagem criada pelo jornal mostra Augustin Landier (à esq.) e David Thesmar.Imagem criada pelo jornal mostra Augustin Landier (à esq.) e David Thesmar.Fonte:  The Guardian 

O Financial Times se defendeu, dizendo que seu artigo também trazia um contraponto ao modelo da Uber, inclusive com o depoimento de motoristas dizendo que estavam trabalhando bem mais e ganhando menos que nos seus empregos anteriores.

As informações vêm do The Guardian, que teve acesso a documentos e aos depoimentos de um ex-funcionário da empresa sendo considerado um "whistleblower". Nessa semana ele se identificou como Mark MacGann, um lobista de carreira da Uber.

Os professores Landier e Thesmar se declararam a respeito dos US$ 100 mil recebidos da Uber para o The Guardian, dizendo que o investimento foi "declarado e transparente", e se recusaram a falar mais sobre o assunto.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.